OpenAI, do ChatGPT, é acusada de roubo de dados
Empresa está sendo incriminada de se apropriar indevidamente de informações privadas sem consentimento
A OpenAI, criadora do ChatGPT, está sendo acusada de roubo de informações pessoais para treinar seus modelos de IA, segundo alegações contidas no processo do grupo anônimo que busca transformar o caso em ação coletiva.
O processo de 157 páginas alega que a OpenAI viola as leis de privacidade ao acessar de forma ilícita dados privados dos usuários e de aplicativos integrados ao ChatGPT, extraindo secretamente 300 bilhões de palavras da internet, incluindo informações pessoais coletadas sem consentimento.
O processo foi aberto em um tribunal de São Francisco nesta quarta-feira, 28. Os autores do processo são descritos apenas por suas iniciais, temendo represálias e buscam 3 bilhões de dólares em danos, alegando que o número de indivíduos afetados pode chegar a milhões, segundo o escritório de advocacia Clarkson, que representa o grupo. A Microsoft, que planeja investir 13 bilhões de dólares na OpenAI, também foi citada como ré.
A OpenAI e a Microsoft ainda não se manifestaram sobre o processo. A receita estimada do ChatGPT para este ano é de 200 milhões de dólares.






![[RELAMPAGO] PAYWALL (728 x 90 px) Banner laranja com texto OFERTA RELÂMPAGO em amarelo e branco, ao lado de Você pediu, a gente ouviu! em branco. À direita, capas de revistas e um celular com tela ligada, e um ícone de árvore à esquerda.](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2026/07/RELAMPAGO-PAYWALL-728-x-90-px.gif)
![[RELAMPAGO] PAYWALL - 328x79 Banner laranja com texto OFERTA RELÂMPAGO em amarelo neon, acompanhado de um raio. Abaixo, Você pediu, a gente ouviu!. À direita, capas de revistas: SUPER com um copo de milk-shake, VEJA com paisagem e MUNDO ESTRANHO com carros. Um ícone de árvore estilizada no canto superior direito](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2026/07/RELAMPAGO-PAYWALL-328x79-1.gif)