Open to work: 1 a cada 4 executivos no Brasil quer mudar de emprego
Estudo global da Page Executive mostra o que está deixando os executivos chateados

A insatisfação com o salário e o fraco desempenho da empresa está levando um em cada quatro executivos de alta liderança no Brasil a atualizar o currículo e buscar novas oportunidades, segundo o estudo Talent Trends Leadership 2025, da Page Executive, especializada no recrutamento do C-Level O índice supera a média global em ambos os casos.
A pesquisa feita com 4 mil líderes em 36 países mostra que quase metade (49%) dos executivos brasileiros não está feliz com o salário. O dado destoa do resto do mundo. A pesquisa mostra que dois terços sequer tentaram negociar aumento. Entre os que tentaram, só 13% conseguiram, menos da metade da taxa global (30%).
“O nosso estudo revela um desejo claro de movimentação por parte dos executivos. Historicamente, sabemos que um cenário de incerteza global traz reflexões sobre os próximos passos de carreira e isso é ainda mais latente nos líderes seniores”, avalia Humberto Wahrhaftig, diretor-executivo na Page Executive.
Além da remuneração, pesam na decisão de trocar de empresa fatores como busca de equilíbrio entre vida pessoal e profissional (45%), insatisfação com decisões da liderança (21%), interesse em oportunidades internacionais (19%) e desalinhamento com a cultura da empresa (16%).
O bônus também é um tópico sensível para os executivos. É pouco mais da metade dos executivos brasileiros recebeu bônus nos últimos 12 meses, alcançando 52%. O dado é equiparado à média da América Latina (53%) mas está bem abaixo da média global (64%).
“Diante de um momento de transição, as organizações que quiserem reter os talentos executivos devem estar atentas a todas essas questões, procurando oferecer aos seus líderes oportunidades de exposição internacional e uma remuneração mais competitiva. Outros pontos fundamentais para esses executivos são, sem dúvida, clareza sobre desenvolvimento de carreira, valores e reconhecimento”, diz o diretor executivo da Page Executive.