Onde o PIB do Brasil se posiciona no ranking do G-20 e quem lidera a lista
O Brasil ficou em 9º lugar entre os países do G-20 na variação trimestral do PIB
O desempenho da economia brasileira no segundo trimestre de 2025 colocou o país em posição intermediária entre as maiores economias do mundo. Segundo dados divulgados em nota técnica divulgada pelo Ministério da Fazenda, o Brasil ficou em 9º lugar entre os países do G-20 na variação trimestral do PIB, com crescimento de 0,4% frente ao primeiro trimestre, em série com ajuste sazonal.
Na liderança do ranking ficaram Indonésia (+4%), Estados Unidos (+3,3%) e Arábia Saudita (+2,1%), enquanto as maiores quedas foram observadas em Canadá (-0,4%), Alemanha (-0,3%) e Itália (-0,1%).
Brasil em 6º lugar
Na comparação com o segundo trimestre de 2024, o Brasil subiu de posição: foi o 6º país que mais cresceu no G-20, com alta de 2,2%. Nesse critério, o país superou economias avançadas como EUA (1,5%), Japão (1,2%) e Reino Unido (1,2%). À frente ficaram as economias asiáticas em forte expansão: Índia (+6,8%), China (+5,2%), Indonésia (+5,0%) e Arábia Saudita (+3,7%).
O Brasil também aparece em 6º lugar no crescimento acumulado em quatro trimestres, com variação de 3,2%. O país ficou à frente de EUA (2,1%), Japão (1,2%) e Alemanha (0,2%), mas atrás de emergentes com expansão mais acelerada, como China (+5,2%), Indonésia (+5,1%) e Índia (+7,8%).
Os fatos que mexem no bolso são o destaque da análise do VEJA Mercado:
Psol aciona Nikolas na PGR após bolsonarista sugerir sequestro de Lula
Captura de Maduro: ministro da Defesa da Venezuela afirma que EUA mataram seguranças
Maduro buscou rota de fuga no Leste Europeu; Rússia e China recalculam apoio após ação dos EUA
Trump afirma que vice de Maduro coopera, mas número dois do chavismo exige libertação do presidente
Venezuela ordena prisão de ‘todos’ os americanos envolvidos em captura de Maduro







