Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

O que fazer quando o caixa eletrônico ‘engole’ seu dinheiro

Representante dos bancos e órgão de defesa do consumidor orientam como proceder em caso de falha; equipamentos são o canal físico mais usado

Por Da redação
8 jan 2018, 12h44
Com as férias e viagens de início de ano, muitas pessoas recorrem com mais frequência aos caixas eletrônicos para retirar dinheiro. As máquinas automáticas são o canal físico mais utilizado pelos clientes para fazer transações, segundo pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Veja o que fazer se a operação de saque foi registrada, mas as cédulas não saíram.
Tanto a Febraban, que representa as instituições financeiras, quanto o Procon – órgão de defesa do consumidor –  dizem que a primeira medida a ser tomada é acionar o banco. Se o problema acontecer em uma agência, no horário de funcionamento dela, é possível recorrer a um funcionário que esteja devidamente identificado.
O alerta é para não aceitar a ajuda de estranhos, usar celulares de desconhecidos ou digitar novamente a senha no terminal. Isso para evitar cair em golpes. Outra recomendação é pressionar as teclas “anula” ou “cancela” do caixa eletrônico, para encerrar operações em curso. “Tente utilizar o telefone da cabine para comunicar o fato. Se ele não estiver funcionando, pode tratar-se de tentativa de golpe”, orienta a Febraban.
Caso não haja funcionário do banco por perto, é preciso ligar para a central de atendimento ao cliente da instituição financeira. “Não sendo possível resolver o problema, o consumidor deve registrar uma reclamação junto ao Banco Central ou órgão de defesa do consumidor”, orienta o Procon.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.