O que fazer quando o caixa eletrônico ‘engole’ seu dinheiro
Representante dos bancos e órgão de defesa do consumidor orientam como proceder em caso de falha; equipamentos são o canal físico mais usado
Por Da redação
8 jan 2018, 12h44
Tanto a Febraban, que representa as instituições financeiras, quanto o Procon - órgão de defesa do consumidor - dizem que a primeira medida a ser tomada é acionar o banco. (iStockphotog/Getty Images)
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Com as férias e viagens de início de ano, muitas pessoas recorrem com mais frequência aos caixas eletrônicos para retirar dinheiro. As máquinas automáticas são o canal físico mais utilizado pelos clientes para fazer transações, segundo pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Veja o que fazer se a operação de saque foi registrada, mas as cédulas não saíram.
Tanto a Febraban, que representa as instituições financeiras, quanto o Procon – órgão de defesa do consumidor – dizem que a primeira medida a ser tomada é acionar o banco. Se o problema acontecer em uma agência, no horário de funcionamento dela, é possível recorrer a um funcionário que esteja devidamente identificado.
O alerta é para não aceitar a ajuda de estranhos, usar celulares de desconhecidos ou digitar novamente a senha no terminal. Isso para evitar cair em golpes. Outra recomendação é pressionar as teclas “anula” ou “cancela” do caixa eletrônico, para encerrar operações em curso. “Tente utilizar o telefone da cabine para comunicar o fato. Se ele não estiver funcionando, pode tratar-se de tentativa de golpe”, orienta a Febraban.
Caso não haja funcionário do banco por perto, é preciso ligar para a central de atendimento ao cliente da instituição financeira. “Não sendo possível resolver o problema, o consumidor deve registrar uma reclamação junto ao Banco Central ou órgão de defesa do consumidor”, orienta o Procon.
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