Oferta Relâmpago Democracia: apenas R$ 5,99/mês
Continua após publicidade

O papel chave do Brasil na descarbonização do transporte marítimo

Secretário-geral da Organização Marítima Internacional (IMO), Arsenio Dominguez, afirma que expertise do Brasil em biocombustíveis é fundamental na transição

Por Luana Zanobia 1 set 2024, 08h00

O Secretário-geral da Organização Marítima Internacional (IMO), Arsenio Dominguez fala sobre a necessária descarbonização do setor. Confira a seguir.

O que é preciso fazer para reduzir as emissões da frota? Estamos desenvolvendo regulamentações jurídicas para combater as alterações climáticas, com o objetivo de alcançar emissão zero até 2050. Essas medidas incluem a implementação de uma norma global para combustíveis navais e um mecanismo de precificação de carbono.

Como a descarbonização afetará o transporte internacional? A descarbonização do transporte marítimo internacional será um processo gradual, objetivando a redução progressiva das emissões de gases de efeito estufa. Essa transição resultará em custos significativos. Isso inclui superar desafios relacionados a tecnologias emergentes e custosas, como a utilização de amônia, cuja operacionalidade ainda é incerta. A gestão cuidadosa dessas mudanças é crucial para evitar impactos adversos no comércio internacional, particularmente nos países em desenvolvimento.

Como isso pode afetar o Brasil? O Brasil é um membro valorizado da IMO, com uma frota importante, de 870 navios, e 26 000 brasileiros atuando como marítimos. O país é reconhecido por sua expertise em biocombustíveis, uma área em que pode liderar globalmente, oferecendo soluções de transição para a redução de emissões de gases de efeito estufa.

Publicado em VEJA, agosto de 2024, edição VEJA Negócios nº 5

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

a partir de 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.