Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

O viral do TikTok que transformou uma marca de água em unicórnio

Fundada em 2018, a startup lançou produto que funciona como um aparelho de água com sabor e vale 1 bilhão de dólares

Por Renan Monteiro Atualizado em 13 jun 2022, 13h47 - Publicado em 13 jun 2022, 11h15

Como outras startups, a Cirkul tinha desde de 2018 um ideia inovadora no setor de bebidas, com foco na experiência dos potenciais consumidores e um storytelling ancorado na sustentabilidade ambiental. Entretanto, o que teria um crescimento paulatino em vendas, viralizou organicamente no TikTok a partir do início de 2021 e já levou a empresa ao valor de 1 bilhão de dólares.

Milhares de usuários na rede social rival do Instagram começaram a fazer reviews de suas experiências com as garrafas da Cirkul e, como uma bola de neve, os vídeos se tornaram virais ao ponto de atingirem, conjuntamente, mais de 1 bilhão de visualizações. Segundo informações da Bloomberg, a Cirkul chegou ao título de unicónio recentemente, quando foram levantados 70 milhões de dólares em uma rodada de financiamento, gerando aumento na avaliação de mercado em mais de 500%.

A ideia da startup, a princípio, pode parecer simples. As garrafas de água da Cirkul apresentam mais de 50 sabores, até o momento, e um design personalizável. O diferencial está na possibilidade de utilizar um cartucho para “saborizar” a água inserida na garrafa, podendo variar a intensidade do sabor escolhido. Funciona como um aparelho de água. Os kits básicos com uma garrafa e dois cartuchos estão sendo vendidos por aproximadamente 20 dólares.

A rede social TikTok, da chinesa ByteDance, reforça o seu caráter de uma plataforma onde o marketing orgânico funciona e gera resultados estrondosos. Com o lema de TikTok Made Me Buy It (TikTok me fez comprar isso, em tradução livre), o boom da startup Cirkul tem milhares de precedentes, como o crescimento da empresa de roupas e acessórios de beleza The Silk Labs, o movimento de aumento de vendas de livros no Reino Unido em 2021 e, no contexto artístico, a viralização global da música Envolver da Anitta.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.