O guru careca que dá banho em Paulo Guedes no Twitter
O economista Robin Brooks se tornou sensação no Twitter por previsões otimistas do Brasil, sendo chamado de 'mito' da economia por apoiadores de Bolsonaro

O economista Robin Brooks, ex-Goldman Sachs, tem ganhado fama por suas previsões positivas sobre o Brasil. Apelidado de “o careca”, o especialista em câmbio se tornou a sensação no Twitter, em especial para o eleitorado de Jair Bolsonaro, que tece elogios a Brooks com dizeres como “no careca nós confiamos” ou fazem elogios comparativos aos atribuídos à figura do presidente, elegendo o economista como “o mito, a lenda”. A euforia dos brasileiros em relação ao economista virou até destaque de reportagem da Bloomberg.
Brooks hoje é economista-chefe do Instituto de Finanças Internacionais, em Washington, e ganhou a afeição dos brasileiros pelo otimismo com o cenário macroeconômico do país. Se por aqui as seguidas falas de Paulo Guedes, ministro da Economia, dizendo que o Brasil iria “surpreender o mundo” não faziam grande sucesso e muitas vezes até viraram motivo de piadas, o mesmo não aconteceu com o economista, que ficou pop nas redes brasileiras. Em 2020, durante a pandemia, o especialista previa a taxa de câmbio no Brasil a 4,50 reais como o valor justo. Dois anos depois, as previsões de Brooks estão chegando próximo desse patamar. O dólar hoje está sendo negociado a 4,67 reais. “Estamos dentro de 5% do nosso valor justo de US$/R$ 4,50 para o real brasileiro, que é o mais próximo que estivemos desde março de 2020, ou seja, desde antes do início da pandemia de Covid. Fechar a lacuna final será mais difícil. Os rendimentos reais dos EUA estão subindo rapidamente, o que está pesando em todas as moedas dos mercados emergentes…”, escreveu no Twitter.
https://twitter.com/RobinBrooksIIF/status/1515665863973740549
Para Brooks, os fundamentos da economia brasileira vão continuar beneficiando a valorização do real, que neste ano foi a moeda que mais valorizou entre todas as principais moedas do mundo. A visão do economista agrada à ala bolsonarista que atribui a melhora do desempenho do real à boa gestão de Bolsonaro. Para os críticos de Brooks, as suas previsões não passaram de sorte. A valorização, para eles, foi impulsionada por eventos aleatórios como a elevação da taxa de juros, causada pelo descontrole da inflação, e o boom das commodities — movimento que foi intensificado com a guerra na Ucrânia — que vem beneficiando o Brasil.
Brooks é de origem alemã e estudou em instituições renomadas, com passagem pela London School of Economics e pela Universidade de Yale. O especialista atuou como estrategista de câmbio no Fundo Monetário Internacional e foi um dos criadores do modelo de valor justo.