Novo programa do IBGE pretende prever o futuro do Brasil a partir de dados
Programa Nacional de Inteligência e Governança Estatística e Geocientífica será lançado em Brasília na semana que vem

Na próxima semana, o IBGE vai lançar um programa para usar dados para prever o futuro e apoiar políticas públicas preditivas, ou seja, baseadas em previsões. O objetivo do Programa Nacional de Inteligência e Governança Estatística e Geocientífica é usar dados e tecnologia para prever problemas e oportunidades antes que eles aconteçam.
Fruto da parceria do IBGE e o Serpro, o programa também marca uma virada de chave no uso de dados no setor público. A proposta é integrar diferentes bancos de dados que hoje estão espalhados por vários órgãos do governo. Assim, será possível criar plataformas digitais com informações mais completas e confiáveis para orientar políticas de longo prazo. O evento de lançamento está marcado para a próxima terça-feira, 24, em Brasília.
Entre este ano e o próximo, o programa vai desenvolver projetos-piloto com foco em temas considerados estratégicos para o país. A ideia é aprofundar o conhecimento sobre esses assuntos por meio da análise de grandes volumes de dados públicos. Para isso, será necessário trabalhar com microdados – informações detalhadas que podem incluir dados de pessoas e empresas. O uso desses dados seguirá as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e exigirá acordos legais com os órgãos que detêm essas informações.