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Novo modelo de placa de carro, com chip, começa a valer em 2018

Padrão adotado pelo Mercosul será obrigatório a partir de 2023, mas migração começa neste ano para veículos novos e transferência de município

Por Da redação
Atualizado em 15 mar 2018, 10h58 - Publicado em 8 mar 2018, 10h34

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) publicou no Diário Oficial da União desta quinta-feira o novo formato do emplacamento de veículos. A medida estipula que a frota nacional deverá ter o mesmo modelo adotado pelo Mercosul. O padrão será obrigatório em todos os carros a partir de 2023, mas já valerá para os novos registros e transferências de domicílio após setembro de 2018.

Entre as diferenças estão um novo layout  — em que o fundo passa dos atuais coloridos para o branco — e a numeração. As cores usadas atualmente, como vermelho para veículos comerciais, estarão presentes nas bordas do novo modelo.

A sequência de identificação permanece com sete dígitos. Porém, enquanto hoje em dia ela é composta de três letras e quatro números (por exemplo, XXX 1234), essa divisão não existirá mais (podendo haver uma placa como  XXX12A4).

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Outra diferença é que as chapas terão chip eletrônico e código de barras bidimensional (QR Code). O dispositivo eletrônico conterá informações do veículo, que poderão ser acessadas por órgãos como as polícias Federal, Rodoviária Federal e estaduais e a Receita Federal, segundo o Ministério das Cidades, ao qual o Denatran é vinculado. Outra possibilidade é que esse sistema sirvará para permitir o acionamento automático de portões e cancelas.

O credenciamento das empresas autorizadas para a fabricação do novo modelo de placa será feito pelo Denatran — atualmente, esse controle é feito pelos departamentos estaduais (Detran). Com isso, o valor será padronizado nacionalmente. Segundo o órgão público, a expectativa é de que o custo de fabricação seja menor que o atual.

O modelo comum de placas de automóveis para o Mercosul foi apresentado em 2014 e teve sua implantação no Brasil adiada por duas vezes. O objetivo é melhorar a fiscalização e o controle de trânsito de veículos entre os países. Uruguai e Argentina já adotam o novo modelo. Em outro bloco comercial, a União Europeia, também há uma padronização entre os países integrantes.

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