Nike lançará hijab esportivo para atletas muçulmanas
Primeiro véu islâmico projetado pela empresa americana para atletas de elite deve chegar às lojas, em cores neutras, em 2018
Na esteira do Dia Internacional da Mulher celebrado nesta quarta-feira, a Nike se prepara para lançar um de seus produtos mais inusitados dos últimos tempos: o hijab (tradicional vestimenta islâmica que cobre a cabeça das mulheres) de alta performance. O “Pro Hijab”, produto voltado a atletas muçulmanas, chegará às lojas apenas em 2018, segundo informações de diversos jornais estrangeiros, como o The Guardian.
O hijab da Nike, que virá em cores neutras, está sendo desenvolvimento há um ano e foi testado por atletas de elite como a patinadora artística Zahra Lari, dos Emirados Árabes Unidos.
Ela espera estrear seu figurino nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018, em em Pyeongchang, na Coréia do Sul, e já postou fotos vestindo o “Pro hijab” em sua página Instagram. “Não posso acreditar que isso está finalmente aqui!”, escreveu.
Atletas muçulmanas nunca tiveram um véu especialmente voltado para o esporte e sempre tiveram de recorrer ao hijab tradicional, pesado e impróprio por reterem muito calor.
Na Olimpíada do Rio-2016, uma foto de Doaa Elghobashy, atleta egípcia do vôlei de praia disputando uma bola com a alemã Kira Walkenhorst rodou o mundo como exemplo de contraste cultural no esporte.