Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Negócios Summary

Brasil e México acertam cota de exportação de carros por 3 anos

CIDADE DO MÉXICO, 15 Mar (Reuters) – Brasil e México fecharam nesta quinta-feira acordo sobre a revisão do acordo automotivo entre os dois países, estabelecendo cotas de exportação de veículos por três anos. Depois disso, os dos países devem retornar ao regime de livre comércio. Autoridades das duas principais economias da América Latina acertaram que o México poderá exportar 1,45 bilhão de dólares em veículos ao Brasil no primeiro ano, 1,56 bilhão de dólares no segundo ano e 1,64 bilhão de dólares no terceiro ano.

Chevron tem novo vazamento e é autuada pela ANP

RIO DE JANEIRO, 15 Mar (Reuters) – A Chevron identificou nova fonte de vazamento de petróleo no campo de Frade, na Bacia de Campos (RJ) nesta quinta-feira, e foi atuada mais uma vez pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) por não adotar medidas para evitar novo incidente. A região é a mesma onde as atividades exploratórias da empresa norte-americana já haviam causado um derramento em novembro do ano passado, informaram a empresa e o órgão regulador brasileiro nesta quinta-feira.

Chevron é autuada por falta de medidas para evitar vazamento-ANP

RIO DE JANEIRO, 15 Mar (Reuters) – A Chevron foi autuada novamente por não ter atendido notificação da Agência Nacional do Petróleo (ANP) para apresentar medidas necessárias que evitassem novas exsudações (vazamento por fissuras no fundo do oceano) na área onde vazou petróleo do Campo de Frade, em novembro do ano passado, informou nesta quinta-feira o órgão regulador brasileiro. (Reportagem de Sabrina Lorenzi)

Ibovespa descola de NY e cai 0,74%, após ata da Copom

SÃO PAULO, 15 Mar (Reuters) – A Bovespa encerrou esta quinta-feira em baixa, movimento puxado pelos setores de bancos e imobiliário, após a ata do Comitê de Política Monetária (Copom) esfriar os ânimos de investidores sobre a intensidade dos próximos cortes de juros. O Ibovespa caiu 0,74 por cento, a 67.749 pontos. O giro financeiro do pregão foi de 7,12 bilhões de reais.

Lucro da Cteep no 4o tri fica em R$164 milhões

RIO DE JANEIRO, 15 Mar (Reuters) – A empresa de transmissão de energia Cteep registrou lucro líquido de 164 milhões de reais no quarto trimestre de 2011, 3,8 por cento abaixo do apurado no mesmo período de 2010. O Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) no quarto trimestre ficou em 296,5 milhões de reais, 14,9 por cento superior ao verificada nos três últimos meses do ano anterior, segundo balanço divulgado nesta quinta-feira.

Moagem de cana 12/13 do centro-sul é vista em 518 mi t–Datagro

SÃO PAULO, 15 Mar (Reuters) – A moagem de cana em 2012/13 do centro-sul do Brasil foi estimada em 518,3 milhões de toneladas, apresentando recuperação de 5,1 por cento após a quebra da safra anterior, disse o presidente da Datagro nesta quinta-feira. Segundo Plinio Nastari, as condições climáticas secas durante 2011 atingiram o plantio, o que afetará negativamente a nova safra. Além disso, ele ressaltou que as chuvas no início de 2012 “não têm sido muito animadoras” para a nova temporada.

BB aprova R$840,4 mi em juros sobre capital próprio

SÃO PAULO, 15 Mar (Reuters) – O Banco do Brasil informou nesta quinta-feira que sua diretoria aprovou, em 13 de março, o valor de 840,4 milhões de reais em remuneração aos acionistas sob a forma de juros sobre o capital próprio sobre o resultado do primeiro trimestre de 2012. Isso representa 0,29327852723 real por ação ordinária e será incluído ao dividendo mínimo obrigatório referente ao primeiro semestre deste ano.

Incêndio atinge unidade da JBS no Pará, sem vítimas

RIO DE JANEIRO, 15 Mar (Reuters) – Um incêndio atingiu nesta quinta-feira a unidade de abate e desossa de bovinos do frigorífico JBS, localizada no município de Santana do Araguaia, no Pará. A empresa afirmou que a fábrica foi evacuada e que não houve feridos ou vítimas. O incêndio ocorreu por volta das 11 horas e controlado pela brigada da unidade, com apoio de carros-pipa da prefeitura, após quatro horas.

STF não delibera sobre tributos de empresas no exterior

BRASÍLIA, 15 Mar (Reuters) – Acabou não sendo retomado nesta quinta-feira, no Supremo Tribunal Federal, o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que questiona a cobrança de Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) de empresas coligadas ou controladas no exterior. O tema estava na pauta da sessão desta quinta-feira mas não foi chamado no plenário. Ainda não foi marcada uma nova data, mas segundo um funcionário do STF, o tema pode voltar à pauta na semana que vem.

EXCLUSIVO-Leilão de energia A-5 será adiado de 26/04 para 15/08

BRASÍLIA (Reuters) – O leilão de energia nova A-5, que estava marcado para 26 de abril, será adiado para 15 de agosto, revelou à Reuters uma fonte do governo nesta quinta-feira. A nova data deve ser publicada em portaria com o adiamento na edição do Diário Oficial da União (DOU) de sexta-feira.