Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Natal: Procon encontra diferença de até 110% no preço do panetone

O produto com maior variação de preço foi o vidro de azeitona verde: variação de 189%

O consumidor deve ficar atento na hora de comprar os itens que compõem a cesta de Natal. Os preços podem variar muito entre um estabelecimento e outro. Pesquisa realizada pelo Procon-SP encontrou uma diferença de 110% no preço do panetone.

O panetone de frutas cristalizadas e uvas passadas da Casa Suíça (400 g) era vendido por 9,90 reais em uma loja da zone leste e por 20,99 reais em outra, da zona oeste de São Paulo.

Mas essa não foi a maior diferença de preço detectada pela pesquisa. A azeitona verde Raiolita (vidro de 200g) era vendida por 4,38 reais em supermercado e por 12,69 reais em outro, uma variação de 189,73%.

A boa notícia é que os preços de 122 produtos da Ceia deste Natal estão 3,88% em média mais baratos do que ano passado.

Dicas de compras

Para não comprar mais do que precisa, o Procon-SP sugere que o consumidor faça um planejamento do cardápio da ceia que irá servir, listando alimentos, bebidas e ingredientes para o preparo.

Na hora da compra, é importante ler as embalagens e rótulos dos produtos, observando características, condições de conservação e informações nutricionais, além da data de validade.

O Procon-SP diz que as promoções divulgadas pelos estabelecimentos devem ser cumpridas, por isso é aconselhável guardar os folhetos e anúncios publicitários que comprovem as ofertas.

Outra dica é observar os valores registrados quando passar o produto pelo caixa. É comum que o preço da prateleira não bata com o cobrado. Nesse caso, segundo o Procon-SP, a loja tem de cobrar o menor preço.