Mercado eleva projeção para inflação pela 1ª vez desde maio
Analistas consultados pelo Boletim Focus estimam IPCA a 4,90%; elevação da previsão ocorre após a alta de gasolina e diesel nas refinarias
Analistas do mercado financeiro revisaram para cima a projeção da inflação. De acordo com o Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira, 21, pelo Banco Central, a expectativa é que o IPCA encerre o ano em 4,90%, acima dos 4,84% da semana passada.
A elevação acontece após a Petrobras anunciar reajustes nos preços de gasolina e diesel, que estavam defasados em mais de 20% desde a mudança na política de preços da companhia.
Essa é a primeira vez desde maio que o mercado financeiro revisa para cima a projeção na inflação. De 15 de maio para cá, a projeção foi da casa dos 6% para abaixo de 5%, porém ainda segue acima do limite da meta, de 4,75% para este ano. Para 2024, a estimativa foi mantida em 3,88%.
Além do IPCA, o mercado financeiro também elevou a projeção do câmbio, de 4,93 reais para 4,95 reais por dólar. A moeda americana tem grande influência na inflação, já que as commodities, como o petróleo, são cotadas em dólar.
Apesar da projeção ligeiramente maior de inflação e dólar, o mercado financeiro manteve a aposta no ciclo de corte da taxa de juros, a Selic. Assim como nas duas últimas semanas, os analistas veem a Selic a 11,75% ao final deste ano — apontando para mais três cortes de meio ponto — e para 9% no ano que vem.
A estimativa para o PIB foi mantida em 2,29% para este ano. Para 2024, a projeção subiu de 1,30% para 1,33%.