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Mercado de beleza: estamos entre os melhores do mundo

Produtos brasileiros competem de igual para igual com marcas internacionais

Por Artur Grynbaum
28 jun 2024, 06h00

Sabe aquela história de encomendar uma maquiagem ou um perfume a uma pessoa que fará uma viagem ao exterior? Isso deveria ser coisa do passado há muito tempo. O Brasil é a quarta potência no mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, com muitos produtos de qualidade igual ou superior a similares internacionais famosos.

Seguimos de perto o Japão e estamos pouco atrás de China e Estados Unidos, movimentando 27 bilhões de dólares por ano, segundo a consultoria Euromonitor. Além de estar no topo, ao contrário do que ocorre em outros países, nosso mercado é liderado por empresas nacionais, com produção orgulhosamente local. Mais: as marcas brasileiras atendem à diversidade de peles e cabelos, valorizando todos os tipos de beleza.

“O Brasil é a quarta potência do setor. E valorizamos a diversidade de peles e cabelos”

Nosso mercado é pujante, inovador e extremamente concorrido em termos de qualidade, preço e variedade. Somos o segundo país em lançamentos anuais, atrás apenas dos Estados Unidos, estimulados pelo perfil do consumidor brasileiro, sempre muito curioso, exigente e ávido por novidades. O Brasil também ocupa a segunda posição no mercado mundial de fragrâncias, produtos masculinos e desodorantes. E é referência internacional em linhas para cabelos: em 2023, superamos o Japão e voltamos ao top 3 nesse mercado, com quase 12% de crescimento em relação a 2022 — a evolução global foi de 4,4%, também de acordo com a Euromonitor.

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Internacionalmente, o mercado de beleza e de cuidados pessoais se mostra vigoroso, com boas perspectivas para o Brasil. O aumento da expectativa de vida da nossa população e das mulheres no mercado de trabalho, com mais renda e maior acesso a bens de consumo, são algumas das tendências de expansão do setor. Um dos segmentos que ainda podem evoluir muito é o skincare, o cuidado com a pele, em que somos o oitavo mercado do planeta. Isso sem falar na proteção solar, ainda um tanto restrita aos momentos na praia ou na piscina, mas essencial para a saúde. Cada vez mais, a população brasileira entende a importância do autocuidado para a longevidade, a prevenção de manchas e de doenças de pele.

Equacionar criatividade, qualidade, apresentação visual e bom preço é uma vantagem da indústria nacional e faz nossos produtos competirem em pé de igualdade com linhas globais. Com pesquisa e inovação, a partir de ingredientes nacionais e sustentáveis, conseguimos oferecer um portfólio de soluções para todos os bolsos e com performance superior comprovada em testes ocultos diante de marcas estrangeiras. Essa qualidade está sendo cada vez mais valorizada lá fora. A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos registrou um aumento de 17% nas exportações do setor em 2023.

Como se vê, o Brasil é um mercado potente, referência mundial e com muitas oportunidades pela frente. Ninguém mais precisa viajar ao exterior para adquirir produtos de beleza de altíssima qualidade — bons para as pessoas e para o meio ambiente.

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Artur Grynbaum é sócio e vice-presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário

Os textos dos colunistas não refletem necessariamente as opiniões de VEJA NEGÓCIOS

Publicado em VEJA, junho de 2024, edição VEJA Negócios nº 3

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