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Mais da metade dos lares do Brasil tem carro ou moto, aponta Ipea

Estudo retrata a mudança do perfil de mobilidade da população brasileira, cada vez mais estruturado no uso de veículos privados

Por Da Redação
24 out 2013, 14h41

Mais da metade dos domicílios brasileiros, 54%, dispõe de automóveis ou motocicletas para deslocamentos de seus moradores. O dado consta do Comunicado Indicadores de Mobilidade Urbana da PNAD 2012, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta quinta-feira. Segundo o documento, o número retrata a mudança do perfil de mobilidade da população brasileira, cada vez mais estruturado no uso de veículos privados. “De 2008 para 2012, por exemplo, o porcentual de domicílios que possuía automóvel ou motocicleta subiu nove pontos porcentuais (45% em 2008 para 54% de posse em 2012), sendo que as motocicletas tiveram o maior incremento no período”, diz o comunicado.

O estudo destaca os prós e contras do aumento do uso de veículos próprios. Se, por um lado, esse dado indica que a população, incluindo os segmentos de menor renda, está tendo acesso a esse bem durável, por outro, aumentam os desafios para os gestores dos sistemas de mobilidade. O Ipea aponta que prefeituras e governos terão de trabalhar para desenvolver políticas públicas em função da maior taxa de motorização da população brasileira, que pode causar a degradação das condições de mobilidade de todos (maior poluição, acidentes e congestionamentos).

Os desafios se ampliam tendo em vista que uma grande parte da população (46%) ainda não tem veículos privados à disposição. “O que indica uma possível piora das externalidades negativas do transporte individual nos grandes centros urbanos, principalmente nas regiões com menor porcentual de motorização (Norte e Nordeste), nos próximos anos”, destaca o comunicado.

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Santa Catarina (com 74,3%), Paraná (67,7%) e Distrito Federal (64,1%) são os estados com mais veículos por domicílio.

Mobilidade – Com relação ao tempo de deslocamento de casa para o trabalho, o estudo aponta que grande parte da população (66%) gasta até trinta minutos no percurso diariamente. A tendência é de piora em função do crescente aumento da taxa de motorização da população, o que demandará grande investimento dos governos nas próximas décadas.

O trabalho mostrou ainda que as políticas de auxílio ao transporte, como o vale-transporte, atingem pouco as classes sociais mais baixas. “Os dados apontam também para a necessidade de se criar novas políticas públicas que venham a beneficiar os deslocamentos das pessoas com maior vulnerabilidade socioeconômica”, destaca o texto.

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(com Estadão Conteúdo)

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