Clique e assine a partir de 9,90/mês

Maia se reúne com governo e líderes partidários para discutir Previdência

Senador Omar Aziz (PSD-AM), que já deixou o encontro, afirmou que a expectativa é de que a reforma seja aprovada já na próxima semana

Por Estadão Conteúdo - Atualizado em 6 jul 2019, 13h55 - Publicado em 6 jul 2019, 13h53

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), se reúne neste sábado, 6, na residência oficial da Câmara com líderes partidários, o ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, e o secretário de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, para discutir os próximos passos para a tramitação da reforma da Previdência.

O senador Omar Aziz (PSD-AM), que esteve no encontro, mas já deixou a reunião, afirmou que a expectativa é de que a reforma seja aprovada em dois turnos na Câmara já na próxima semana. “Reunião com Maia foi grande passo para aprovar a reforma da Previdência”, afirmou. Ele disse ainda que no encontro não se tratou da inclusão de Estados e municípios na reforma. “Acho difícil incluir a essa altura”, afirmou.

Nesta sexta-feira 5, Maia afirmou acreditar que a reforma já tem mais do que os votos necessários para passar no plenário da Casa, mas ponderou que eventual inclusão de Estados e municípios pode inviabilizar sua aprovação.  O presidente da Câmara já afirmou que tem a intenção de aprovar a reforma antes do recesso parlamentar, que começa em 18 de julho.

Questionado sobre quem será o relator da proposta no Senado, Aziz citou o nome do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). Ele disse ainda que a expectativa é de que a tramitação da reforma no Senado seja mais célere. “No Senado, discussões de plenário são mais rápidas”, comentou.

Continua após a publicidade

Por se tratar de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), a reforma da Previdência precisa do voto favorável de ao menos 308 deputados, o equivalente a três quintos do plenário da Câmara, em dois turnos de votação.

 

OUÇA OS PODCASTS DE VEJA

Já ouviu o podcast “Funcionário da Semana”, que conta a trajetória de autoridades brasileiras? Dê “play” abaixo para ouvir a história, os atos e as polêmicas do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. Confira também os outros episódios aqui.

Publicidade