Loja do futuro usa reconhecimento facial para direcionar venda
Unidade será inaugurada na segunda-feira no shopping Villa Lobos, em São Paulo
A aparência é de uma loja como qualquer outra. Mas a Omnistory, que será inaugurada na segunda-feira no shopping Villa Lobos, em São Paulo, se propõe a ser a primeira loja do futuro do país.
Projetada para ser uma espécie de laboratório de varejistas e fabricantes, a loja utilizará a inteligência artificial para reconhecer os sentimentos dos clientes, antecipar a decisão de compra e direcionar promoções.
A loja contará com um sistema de reconhecimento facial que permite identificar se a experiência do consumidor foi positiva, neutra ou negativa comparando sua expressão ao entrar e sair da loja.
Esse mesmo sistema de reconhecimento, que identifica o sexo, faixa etária e compleição, possibilitará ao consumidor ter acesso a promoções direcionadas para seu perfil.
“É uma experiência de ponta, que permite comparar as reações dos consumidores e como recebem as ofertas. Esse sistema nos diz qual o perfil do cliente que está passando e comprando na loja”, afirma Marcos Gouvêa, fundador e diretor-geral do Grupo GS& Gouvêa de Souza, idealizador do projeto.
A loja do futuro terá um cadastro com informações sobre o comportamento de compra do cliente, assim como o comércio virtual já faz. Esse tipo de conhecimento permite que o lojista direcione promoções e ofereça produtos que o cliente costuma comprar com frequência.
“Com o uso da inteligência será possível fazer a recomendação de produto com base no comportamento anterior do consumidor, o que já é natural no e-commerce”, afirma Gouvêia.
Outra inovação será a possibilidade de fazer a compra e pagar com o próprio vendedor, sem ter de pegar fila e passar pelo caixa. “O cliente quer ser atendido por uma pessoa que faça a conclusão da venda da forma mais conveniente e simples. Ela paga com cartão em um terminal que fica com o vendedor, digita e pronto”, diz o executivo.
A Omnistory, segundo ele, não é apenas uma loja física que funciona como laboratório, mas uma plataforma que reúne também e-commerce e aplicativo para celular.
Como o objetivo é testar o comportamento do cliente, a ideia é que a loja mude a cada quatro meses. No primeiro ciclo, ela oferecerá produtos de saúde e bem-estar, como alimentos orgânicos, suco natural, produtos de higiene, beleza e equipamentos de ginática. “Não será uma loja da Natura ou Welleda, mas oferecerá produtos das duas marcas.”
A inauguração da Omnistory acontece junto com a terceira edição do Latam Retail Show, o maior evento de varejo, franchising, e-commerce e shopping center da América Latina – de 29 a 31 de agosto no Expo Center Norte.
Gouvêa diz que a ideia da loja do futuro já havia sido apresentada nas outras edições da Latam Retail Show. “Só que era meio Carnaval, a gente montava a loja, dava um trabalhão e desmontava na quarta-feira de Cinzas.”