Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Latam vai fechar capital da Multiplus e incorporar programa de fidelidade

Medida foi tomada após redução da participação de mercado da Multiplus de 70% para 50% nos últimos anos

Por Ana Paula Machado
5 set 2018, 17h48

A Latam Airlines vai fechar o capital da Multiplus e operar programa de fidelidade próprio a partir de 2025. A operação irá demandar um investimento de 1,2 bilhão de reais pela recompra de 27,3% das ações da Multiplus.

O vice-presidente financeiro da Latam, Ramiro Alfonsín, disse que com a recompra a companhia aérea terá condições de melhorar o desempenho dos programas de fidelidade aqui no Brasil. “Vamos fortalecer o programa de fidelidade e os benefícios aos nossos passageiros frequentes além de nossos parceiros comerciais no Brasil”, disse o executivo.

A Multiplus nasceu dentro da TAM e em 2010 a companhia aérea decidiu abrir o capital de seu programa de fidelidade. Depois disso, a companhia aérea assinou um acordo com a Multiplus para operação do seu programa de fidelidade por 15 anos, com possibilidade de renovação após esse prazo. Em 2012, porém, a TAM foi comprada pela chilena LAN, que herdou todos os acordos firmados anteriormente.

Alfonsín ressaltou que o desempenho da Multiplus não estava satisfatório diante do concorrido mercado brasileiro. “De 2013 a 2017, a empresa foi perdendo participação no segmento. A empresa detinha 70% do market share em 2013 e, no ano passado, fechou com 50%. Apesar de todos os esforços, como o desconto de 5% nas passagens dentro do Brasil e 2% nos bilhetes internacionais, a participação de mercado da Multiplus não aumentou”, ressaltou.

Continua após a publicidade

O grupo Latam opera somente um programa de fidelidade em todos os países de língua espanhola em que atua, o Latam Pass. E aqui no Brasil, tem o Latam Fidelidade, que é operado pela Multiplus com uma base de clientes de 21,1 milhões de pessoas. Já o Latam Pass tem 14,7 milhões de associados.

“No futuro, a Latam Airlines Brasil pretende administrar seu programa de fidelidade de passageiros internamente, proteger os yields (tarifas) de passageiros da companhia aérea e obter flexibilidade total na gestão de sua estratégia de receita”, informou o comunicado da Latam Brasil.

Com a consolidação dos dois programas, a Latam informou que o Latam Pass será o quarto maior programa de fidelidade do mundo. Além disso, os pontos dos clientes da Multiplus e benefícios de resgate permanecerão intactos. “Os parceiros comerciais da Multiplus se beneficiarão de melhorias em aquisição de clientes, retenção e compartilhamento de carteira”, informou a companhia.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.