Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Juro do cheque especial vai a 134% em agosto, e taxa do rotativo fica em 427% ao ano

No caso do crédito pessoal, taxas de juros estão ficando menores no consignado, mas mais altas para os demais clientes, mesmo com a inadimplência caindo

Por Da Redação 27 set 2024, 16h34

A taxa de juros do cheque especial subiu em agosto e é a mais alta em mais de um ano, de acordo com os dados do mercado de crédito divulgados nesta sexta-feira, 27, pelo Banco Central. Em agosto, os juros médios cobrados em agosto pelos bancos no cheque especial estava em 134,3% ao ano, a maior desde junho do ano passado (134,6%). Em julho era 131,6% e, em agosto de 2023, 131,9%. O aumento aconteceu mesmo com a taxa básica de juros do país, a Selic, que serve de referência para as concessões de crédito, tendo ficado menor nesse período, de 13,75% no ano passado para 10,75% atualmente.

No rotativo do cartão de crédito, modalidade mais cara do mercado brasileiro, os juros ficaram em 426,9% em agosto – uma redução ante o mês anterior (432,2%) e também ao mesmo mês um ano antes (445,5%).

Tomar um crédito pessoal, por sua vez, está ficando mais caro para alguns e mais barato para outros: as taxas médias dos empréstimos comuns subiram de 92,6% para 95,4% entre agosto do ano passado e agosto deste ano – mesmo com a inadimplência deste segmento tendo caído de 7,1% para 5,9% nesse intervalo. desde A taxa de inadimplência leva em conta o total de empréstimos que estão com o pagamento das parcelas atrasados. Já as taxas do crédito consignado, que tem o desconto das parcelas feito direto da folha de pagamento dos aposentados e trabalhadores, caiu de 24,9% para 23,1% no mesmo período.


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.