Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Instagram quer ser TikTok? Rede testa novo formato

No novo formato de feed, os conteúdos passam a ser exibidos em tela cheia, assim como no do concorrente, com priorização dos Reels

Por Luana Meneghetti Atualizado em 19 Maio 2022, 13h40 - Publicado em 19 Maio 2022, 12h26

O Instagram, rede social pertencente a Meta, que engloba também o Facebook e WhatsApp, passou a testar um novo formato de feed, bem semelhante ao do TikTok, seu principal rival e concorrente.

Nesse novo modelo os conteúdos passam a ser exibidos em tela cheia, assim como no do concorrente, com priorização dos Reels, plataforma de vídeos curtos do Instagram que foi criada para rivalizar com o TikTok. O formato foi disponibilizado para teste apenas para alguns usuários na terça-feira, 17. “Estamos testando uma experiência de visualização nova e imersiva no feed principal da página inicial. Se você está no teste, confira e me diga o que achou”, escreveu Adam Mosseri, CEO do Instagram, no Twitter.

.
Novo feed do Instagram Reprodução/Instagram

A mudança faz parte de uma tentativa da Meta de tornar a experiência do usuário mais imersiva, colocando os vídeos no centro das experiências. “Os vídeos são uma grande parte da experiência, onde os conteúdos são mais imersivos”, disse Mosseri.

O TikTok virou um grande problema para Mark Zuckerberg, que praticamente reinou no universo das redes sociais em quase duas décadas, desde a criação do Facebook. O TikTok se tornou o aplicativo mais baixado do mundo nos últimos dois anos, tirando o reinado das três redes da Meta. Ele ainda alcançou a marca de 1 bilhão de usuários em apenas cinco anos, enquanto o Facebook levou oito anos para alcançar tal feito. A Meta vem tentando impulsionar uma cópia do Reels, mas enfrenta dificuldade de monetizar a ferramenta. Atualmente, por causa da sua infraestrutura de venda de anúncios, o Stories é mais lucrativo para a empresa, mas o aumento do tempo das pessoas em recursos de vídeo parece importar mais para a Meta, que busca não perder mais usuários. O Reels já representa 20% do tempo das pessoas no Instagram e 50% no Facebook, segundo comunicado da Meta.

Continua após a publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.

Impressa + Digital

Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).

Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.

Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.



a partir de R$ 39,90/mês

MELHOR
OFERTA

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.

a partir de R$ 9,90/mês

ou

30% de desconto

1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)