ASSINE VEJA NEGÓCIOS

Instagram quer ser TikTok? Rede testa novo formato

No novo formato de feed, os conteúdos passam a ser exibidos em tela cheia, assim como no do concorrente, com priorização dos Reels

Por Luana Zanobia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 19 Maio 2022, 13h40 - Publicado em 19 Maio 2022, 12h26

O Instagram, rede social pertencente a Meta, que engloba também o Facebook e WhatsApp, passou a testar um novo formato de feed, bem semelhante ao do TikTok, seu principal rival e concorrente.

Nesse novo modelo os conteúdos passam a ser exibidos em tela cheia, assim como no do concorrente, com priorização dos Reels, plataforma de vídeos curtos do Instagram que foi criada para rivalizar com o TikTok. O formato foi disponibilizado para teste apenas para alguns usuários na terça-feira, 17. “Estamos testando uma experiência de visualização nova e imersiva no feed principal da página inicial. Se você está no teste, confira e me diga o que achou”, escreveu Adam Mosseri, CEO do Instagram, no Twitter.

.
Novo feed do Instagram (Reprodução/Instagram)

A mudança faz parte de uma tentativa da Meta de tornar a experiência do usuário mais imersiva, colocando os vídeos no centro das experiências. “Os vídeos são uma grande parte da experiência, onde os conteúdos são mais imersivos”, disse Mosseri.

O TikTok virou um grande problema para Mark Zuckerberg, que praticamente reinou no universo das redes sociais em quase duas décadas, desde a criação do Facebook. O TikTok se tornou o aplicativo mais baixado do mundo nos últimos dois anos, tirando o reinado das três redes da Meta. Ele ainda alcançou a marca de 1 bilhão de usuários em apenas cinco anos, enquanto o Facebook levou oito anos para alcançar tal feito. A Meta vem tentando impulsionar uma cópia do Reels, mas enfrenta dificuldade de monetizar a ferramenta. Atualmente, por causa da sua infraestrutura de venda de anúncios, o Stories é mais lucrativo para a empresa, mas o aumento do tempo das pessoas em recursos de vídeo parece importar mais para a Meta, que busca não perder mais usuários. O Reels já representa 20% do tempo das pessoas no Instagram e 50% no Facebook, segundo comunicado da Meta.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas R$ 5,99/mês*
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Nesta semana do Consumidor, aproveite a promoção que preparamos pra você.
Receba a revista em casa a partir de 10,99.
a partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.