Inflação volta ao centro do debate com isenção do IR e pressão sobre o BC
A aprovação da isenção, aposta de Lula para recuperar popularidade, acende alerta no mercado sobre impacto fiscal e revisões nas projeções inflacionárias

A inflação será a grande protagonista desta semana no Brasil. O grande temor dos investidores nos últimos dias é a possível pressão inflacionária gerada pela aprovação, por parte da Câmara dos Deputados, da isenção de Imposto de Renda para quem ganha até 5 000 reais por mês. Aprovada por unanimidade na casa e enviada para o Senado, a matéria é uma das principais apostas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para reverter a baixa popularidade e chegar à corrida eleitoral do ano que vem em condições de disputar a reeleição. Nos próximos dias, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, deve definir se o texto seguirá direto para a votação em plenário ou se passará antes por alguma comissão. Além disso, ainda precisa indicar o relator.
A inflação também é o principal assunto do Boletim Focus que o Banco Central, divulgado hoje. Para este ano, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) esperado é de 4,80%, com uma leve queda em relação ao 4,81% da semana passada. Esta foi a única alteração nas estimativas de inflação deste Focus. Para 2026, o IPCA projetado segue em 4,28%; para 2027, em 3,90%; e para 2028; em 3,70%. Todas as estimativas estão, portanto, acima do centro da meta de 3%.
Parte dos analistas espera que haja ajustes ao longo das semanas nas projeções para 2026 e 2027. O tamanho e a direção dessas revisões refletirá a visão do mercado sobre o que prevalecerá no jogo de forças entre as políticas fiscais populistas de Lula, na sua busca por mais um mandato no Palácio do Planalto, e a capacidade do Banco Central de conter seu impacto sobre a inflação.
Para completar a semana, o Índice de Preços aos Consumidor Amplo (IPCA) de setembro será divulgado na próxima quinta-feira 9. A expectativa é uma aceleração da inflação oficial, após a queda de 0,11% registrada em agosto, favorecida pelo bônus de Itaipu na conta de energia elétrica.
Após acumular uma queda de 0,86% na semana passada e encerrar a sexta-feira, 3, em 144 201 pontos, o Ibovespa inicia esta segunda-feira, 6, com sinais de que pode buscar uma recuperação apoiado pelos investidores estrangeiros. É o que mostra o EWZ, fundo composto pelas principais ações brasileiras e negociado na Bolsa de Nova York. No pré-market, o EWZ registrava leve alta de 0,03% nesta manhã.
Agenda do dia
8h25: Boletim Focus do Banco Central
15h: Balança comercial
Esta é a versão online da newsletter de ‘VEJA Negócios – Abertura de mercado’ enviada hoje. Quer receber a newsletter completa, apenas para assinantes, amanhã? Cadastre-se aqui!
Os fatos que mexem no bolso são o destaque da análise no programa Mercado: