Ibovespa ultrapassa marca dos 137 mil pontos e dólar cai a R$ 5,63
Possibilidade aumentos menores nos juros brasileiros ajudou a animar investidores

O Ibovespa embalava no otimismo global nesta terça-feira 13, depois de ter uma reação morna e fechar estável na véspera, enquanto bolsas do mundo inteiro subiam em resposta ao acordo de suspensão das tarifas anunciado na segunda-feira entre Estados Unidos e China. Às 11h20, o principal índice acionário da bolsa de valores brasileira subia 0,8% e marcava os 137.678 pontos. O dólar caía 0,9% e era negociado a R$ 5,635.
No mercado local, os investidores reagem à ata do Comitê de Política Monetária divulgada pela manhã pelo Banco Central, detalhando a decisão do colegiado que subiu a taxa Selic em 0,5 ponto percentual na semana passada, aos 14,75%. No documento, a diretoria do BC aponta para a necessidade de que os juros fiquem altos ainda por um longo período, mas reforçou o cenário de incertezas e desaceleração e, na leitura dos analistas, não descartou a possibilidade de um aumento mais brando, de 0,25 ponto, no próximo encontro.
No mercado externo, uma inflação abaixo do esperado nos Estados Unidos também ajudou a acalmar os humores, enquanto os investidores e economistas ainda aguardam uma piora dos preços conforme as novas tarifas de Donald Trump comecem a chegar aos produtos importados e às prateleiras. O CPI, índice de preços ao consumidor do país, subiu 0,2% em abril, desacelerando o acumulado em 12 meses para 2,3%, resultado abaixo do que era esperado e o menor desde 2021.