Ibovespa sobe e renova recorde com decisão sobre IOF; dólar vai a R$ 5,42
Ministro do STF suspendeu os decretos do governo Lula e do Congresso sobre o aumento do IOF e convocou os Poderes para uma negociação conjunta.

O principal índice acionário brasileiro, que iniciou o pregão desta sexta-feira, 4, em leve queda, passou a subir e encerrou o dia batendo mais uma vez seu recorde histórico, depois da notícia de que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu todos os decretos do governo Lula e do Congresso sobre o aumento do IOF e convocou os representantes de ambos para uma negociação conjunta.
O principal índice acionário da bolsa brasileira subiu 0,3% e fechou acima dos 141 mil pontos pela primeira vez, aos 141.368 pontos. É o segundo dia seguido em que a bolsa renova seu recorde. Na véspera, o Ibovespa já havia subido 1,4% e fechado nos 140.927 pontos. Trata-se, entretanto, de um recorde nominal, isto é, sem considerar a inflação sobre os dados históricos.
Em uma sessão esvaziada por conta do feriado da Independência nos Estados Unidos, o dólar subiu 0,3% e encerrou o dia cotado a 5,424 reais.
Os fatos que mexem no bolso são o destaque da análise do programa VEJA Mercado: