Ibovespa renova máxima histórica com inflação abaixo do esperado
O IPCA-15 de maio subiu 0,44%, abaixo das projeções do mercado. A leitura reforça a percepção de que as pressões inflacionárias vêm perdendo força

O Ibovespa opera em alta nesta terça-feira, 27, e alcança a marca simbólico dos 140 mil pontos, impulsionado por dados benignos de inflação e um ambiente externo mais favorável. O IPCA-15 de maio, divulgado pelo IBGE, subiu 0,44%, abaixo da mediana das projeções do mercado, que apontava para um avanço de 0,48%. A leitura reforça a percepção de que as pressões inflacionárias vêm perdendo força, ainda que de forma lenta.
No exterior, o clima também é de otimismo. As bolsas americanas operam em alta após o governo dos Estados Unidos anunciar o adiamento, para 9 de julho, da imposição de uma tarifa de 50% sobre veículos elétricos e outros produtos importados da União Europeia. A trégua na escalada protecionista traz alívio aos mercados globais. O dólar opera em queda, refletindo o efeito direto de mais um leilão de liquidez promovido pelo Banco Central nesta manhã. A moeda era vendida a R$ 5,65 ao meio dia.
No radar dos investidores locais, seguem os desdobramentos da disputa em torno do IOF sobre operações financeiras internacionais. O Executivo tenta calibrar sua estratégia de compensações após recuar da proposta de elevar o imposto sobre aplicações de fundos brasileiros no exterior e remessas para investimentos. A indefinição fiscal adiciona ruídos ao ambiente político, embora não esteja contaminado os mercados nesta sessão.