Ibovespa recua de olho em cenários fiscais de Brasil e EUA
Com poucos catalisadores para negócios, investidores aguardam reunião do Fed na próxima semana
O Ibovespa, principal índice da B3, encerrou o pregão em desvalorização de 0,29% nesta terça-feira, 21, recuando para os 144 mil pontos. O dólar, por sua vez, teve alta e ficou cotado a 5,38 reais. O valor da moeda americana reflete uma correção técnica após dias de queda ante ao real e cautela com o cenário político e fiscal doméstico. “Lá fora, a expectativa de corte de juros nos EUA reduz a força global da moeda americana, mas, internamente, o câmbio ainda oscila conforme a percepção de risco local”, afirma José Áureo Viana Júnior, planejador financeiro e sócio da Blue3 Investimentos.
No exterior, o mercado opera diante da expectativa de eventos importantes nos próximos dias. O que está no radar é a próxima reunião do Federal Reserve (Fed), banco central americano, na semana que vem, quando a próxima decisão sobre a taxa de juros dos Estados Unidos será anunciada. Além disso, há o índice de preços ao consumidor, considerado índice oficial da inflação no país, que está marcado para sair nesta sexta-feira. Seria o único indicador publicado durante o shutdown, que já está em sua terceira semana.
A relação entre EUA e China também continua nos holofotes. Nesta tarde, o presidente Donald Trump, que havia confirmado um encontro com o presidente chinês Xi Jinping para discutirem sobre um novo acordo comercial, voltou atrás em discurso na Casa Branca e disse que “talvez uma reunião com Xi não aconteça”.
No Brasil, a agenda econômica também é fraca, o que evidencia as preocupações dos negócios com o fiscal. Hoje, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o governo deve definir ainda hoje qual proposta será encaminhada ao Congresso para recompor o Orçamento de 2026, após a derrubada da medida provisória que previa aumento de impostos sobre operações financeiras.
No cenário de ações, a Ambipar (AMBP3) se destaca com queda de cerca de 30%. A companhia entrou com um pedido de recuperação judicial nesta madrugada, em meio a uma grave crise de confiança que se intensificou nas últimas semanas e deixou a companhia com dívidas superiores a 10,4 bilhões de reais.
Após o fim do pregão, a Vale (VALE3), uma das companhias mais influentes para os negócios, divulgará seu relatório de produção e vendas do terceiro trimestre. Seus papéis encerraram praticamente estáveis. Já os principais bancos do país acompanharam a queda do Ibovespa. Os papéis do Itaú (ITUB4) desvalorizaram 0,79%, enquanto os papéis do Bradesco (BBDC3; BBDC4) apresentaram baixa de 0,98% (BBDC3) e de 1,17% (BBDC4). O Santander (SANB11) ficou no zero-a-zero e o Banco do Brasil (BBAS3) recuou 1,49%.
Os fatos que mexem no bolso são o destaque da análise no programa Mercado:
Fortaleza x Flamengo no Brasileirão: onde assistir, horário e escalações
Banco de Nelson Wilians relatou ao Coaf ‘irritabilidade’ do advogado
Quando Bolsonaro deve ser preso para cumprir pena de mais de 27 anos
Flávio Bolsonaro se inclui na disputa pela candidatura à Presidência e divide ainda mais a direita
Ataque mais rápido do reino animal é registrado em câmera lenta; veja

