Ibovespa decepciona e deve fechar 2024 com queda superior a 10%
O EWZ, o índice que representa a bolsa brasileira em Nova York, abriu o dia em baixa de 0,44%, o que indica que o Ibov ainda pode fechar no pior patamar do ano
O último pregão de 2024 é o que existe de mais amargo para a Faria Lima. O Ibovespa se prepara para fechar o ano com queda acumulada de mais de 10%, e está muito próximo da mínima registrada ao longo dos últimos doze meses. A pontuação do índice está em 120 mil pontos, ante os 119 mil vistos pela última vez em junho.
Pior: a tendência é de queda para esta segunda. O EWZ, o índice que representa a bolsa brasileira em Nova York, abriu o dia em baixa de 0,44%, o que indica que o Ibov ainda pode fechar no pior patamar do ano.
Ele não está sozinho, dado que os futuros americanos também recuam. A diferença, porém, é que o S&P 500 sobe 25% em 2024, enquanto o Nasdaq avança mais de 30%. Essas “quedinhas” do final do ano são até esperadas, com investidores aproveitando para colocar uma parte da valorização no bolso.
Para o Brasil, há mais um motivo para a decepção. Quando 2023 terminou, a bolsa brasileira estava em seu recorde, a 134 mil pontos, e essa máxima foi batida no final de agosto, quando o Ibov foi a 137 mil pontos. Da máxima para o fechamento da última sexta, a queda é de 12,4%.
O dólar também é um fiel retrato da mazela brasileira no ano que passou. A moeda americana disparou 25% e é negociada acima de R$ 6, sem que haja, na opinião de analistas do mercado financeiro, espaço para que a cotação volte a ceder no próximo ano. As expectativas serão atualizadas logo mais às 8h25, quando o BC divulga o Boletim Focus.
Agenda do dia:
8h25: BC divulga Boletim Focus
8h30: BC publica resultado primário do setor público consolidado de novembro
22h30: China divulga PMI Composto de dezembro
Famosos que apoiaram Zezé Di Camargo após briga com SBT por ida de Lula
Na véspera da votação do PL da Dosimetria, Moraes envia recado ao Senado: ‘Não é possível’
A reviravolta de seguidores de Zezé Di Camargo após críticas ao SBT
A grande vitória de Bolsonaro e da direita
A indireta do SBT a Zezé Di Camargo no especial de Natal de Ana Castela





