PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Continua após publicidade

Hambúrger vegano do McDonald’s faz sucesso em vendas com o impulso de ONG

A aposta é que aumento da oferta de produtos vegetarianos ou veganos pode reduzir significativamente a demanda por produtos à base de carne.

Por Renan Monteiro Atualizado em 6 Maio 2022, 19h24 - Publicado em 6 Maio 2022, 10h22

Enquanto no Brasil o McDonald’s ainda enfrenta críticas pelo sanduíche de picanha sem picanha, nos EUA a ausência de carne bovina é que impulsiona as vendas de uma nova linha de produtos à base de plantas. Mais especificamente, o apoio do Grupo pelo Tratamento Ético dos Animais (PETA, na sigla em inglês) é que deu o empurrão. A organização sem fins lucrativos comprou grandes levas do McDonald’s, de unidades no Texas e na Califórnia, incentivando o consumo McPlant (retaando maionese e queijo), o que serviu como uma grande jogada de marketing da companhia de fast food.

A empresa não divulgou o valor exato das vendas, apenas que houve uma alta nas vendas desse hambúrguer que não leva carne de origem animal e que custa 5,39 dólares, preço comparável a sanduíches maiores. O McDonald’s está testando hambúrgueres à base de plantas em 600 locais nos EUA, comprando insumos da Beyond Meat, que também fornece nuggets de sabor frango baseados para a rede KFC.

A PETA acredita que o aumento da venda de produtos vegetarianos ou veganos pode reduzir significativamente a demanda por produtos à base de carne e, consequentemente, reduzir o sofrimento dos animais na cadeia produtiva. Antes da chegada do McPlant, a PETA já havia organizado diversos protestos contra o tratamento de animais nas cadeias de suprimentos do McDonald’s e de outras redes de fast food.

O McPlant é vendido nos EUA e, mais recentemente, em parte da Europa. O slogan de cruelty-free (ausência de crueldade a animais na produção) é um dos grandes investimentos da maior rede de fast food do mundo. Mas a jogada não é só do McDonald’s. José Cil, CEO do Restaurant Brands International, que controla o Burger King, já anunciou o interesse em tornar a produção da rede de fast food 50% livre de carne até à próxima década.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.