ASSINE VEJA NEGÓCIOS

Governo prevê injetar R$ 56,7 bi com 13º de aposentados; veja calendário

Segurados do INSS recebem junto com os benefícios do mês de abril e maio; primeira parcela não tem desconto de Imposto de Renda

Por Larissa Quintino Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 19 mar 2022, 01h13 - Publicado em 17 mar 2022, 16h59

O adiantamento do 13º salário de aposentados, pensionistas e outros segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), será pago nos meses de abril e maio. A confirmação das datas de antecipação está em um decreto que foi assinado nesta quinta-feira, 17, pelo presidente Jair Bolsonaro e o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni. Segundo a pasta, a medida pode injetar 56,7 bilhões de reais na economia brasileira.

A medida faz parte do programa Renda e Oportunidade, que reúne a reedição de medidas de estímulo econômico  já utilizadas durante a pandemia. O objetivo é tentar impulsionar a economia adiantando recursos do próprio orçamento. Em 2020 e 2021, o adiantamento do 13º salário foi utilizado junto ao  Auxílio Emergencial. Neste ano, o governo paga o Auxílio Brasil, substituto do Bolsa Família.

O pagamento da primeira parcela ocorrerá entre os dias 25 de abril e 6 de maio. Nesta parcela, não há desconto de Imposto de renda. A segunda parte do abono será entre 25 de maio e 5 de junho. O pagamento  aos beneficiários seguirá a mesma ordem dos depósitos mensais de aposentadorias, pensões e auxílios.

Segurados que ganham salário mínimo começam a receber primeiro, já na última semana do mês. Para segurados que ganham acima do piso, os depósitos da primeira e da segunda parcelas do abono são feitos na semana seguinte. Os pagamentos seguem a ordem do final do cartão em que o segurado recebe o benefício, conforme a tabela abaixo.

Continua após a publicidade

Trabalhadores que recebem auxílio-doença e salário-maternidade terão o 13º salário calculado conforme a data de cessação do benefício prevista.

Continua após a publicidade

Cada parcela da gratificação tem o potencial de injetar cerca de 25 bilhões de reais na economia do país, distribuídos entre aproximadamente 31 milhões de beneficiários. Tradicionalmente, a primeira parcela do 13º salário do INSS é antecipada para setembro e a segunda é paga em dezembro.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.