Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Governo estuda acabar com o horário de verão

A Casa Civil analisa o assunto com base em um estudo feito pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico

Uma proposta sobre a viabilidade de manter o horário de verão está  sendo analisada pelo governo federal. A Casa Civil analisa o assunto com base em um estudo feito pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Segundo o ONS, mudanças no perfil de consumo ocorridas nos últimos anos fizeram com que a medida trouxesse resultados “próximos à neutralidade” em relação à economia de energia e redução de demanda por carga.

Veja também

O horário de verão está previsto para começar no dia 15 de outubro deste ano. Em vigor no Brasil desde 1931, a alteração nos relógios que ocorre entre o fim e o início de cada ano visa distribuir melhor o consumo de energia, reduzindo custos operacionais. Isso ocorre em razão da maior incidência de luz natural no período. Com mais tempo de claridade, o acionamento de iluminação elétrica e também de outros aparelhos, como chuveiros, é postergado, diminuindo o pico de demanda no sistema elétrico do país.

A hora de verão atualmente abrange os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. AguiaDoLest3

    Já passou da hora de extinguir essa anomalia, esse horário de verão só serve mesmo pra alterar nosso relógio biológico, nada mais. Já chega..!!

    Curtir

  2. Rafael Rodrigues de Melo Neto

    Puxa! Até que enfim, acabarão com essa interferência nas vidas dos cidadãos, existem mil maneiras de se economizar energia!

    Curtir

  3. Amém!

    Curtir

  4. Tudo que o governo mete o dedo é só pra ferrar com o povo. Acabem com essa inhaca de horario de verao.

    Curtir

  5. Ricardo Ferrari

    No Brasil, o primeiro horário de verão foi realizado entre 1931 e 1932, pelo presidente Getúlio Vargas, com duração de 5 meses. A prática vem sendo adotada sem interrupções desde 1985, com algumas diferenças nos estados e períodos de duração, por favor corrijam essa matéria, já que não se iniciou, efetivamente, em 1931.

    Curtir

  6. Se não me falha a memória, até 1992 o horário de verão incluia o Nordeste, Em 1193 os governadores de lá deram um basta na aberração e não aceitaram. Como os governantes do sudeste e sul sempre foram frouxos, aceitam essa estupidez.

    Curtir