Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Governo deve arrecadar R$ 11 bi com mais imposto em combustíveis

A área técnica da equipe econômica finaliza os cálculos sobre a situação fiscal, que poderá ser apresentado hoje; novo contingenciamento não está descartado

O aumento de PIS/Cofins sobre gasolina e diesel deve garantir cerca de 11 bilhões de reais ao caixa do governo em 2017. O governo ainda está fazendo as contas para apresentar o relatório bimestral de receitas e despesas do Orçamento. O documento sobre o cumprimento da meta fiscal poderá ser apresentado na tarde desta quinta-feira.

Não está descartada até o momento a possibilidade de um novo corte no Orçamento. É isso que o governo está tentando evitar no desenho que está feito para o envio do documento ao Congresso Nacional.

Para cumprir a meta fiscal de déficit primário de 139 bilhões de reais, o governo já bloqueou parte do Orçamento, o que provocou reclamações de vários órgãos e ministérios com a justificativa de que a restrição orçamentária está afetando os serviços públicos.

Depois de liberar uma pequena parte desse valor, o corte em vigor passou a ser de 39 bilhões de reais. Há possibilidade de aumentar o bloqueio, o que dificultará ainda mais o funcionamento da máquina pública.  A meta que o governo federal  estabeleceu para o ano é de um déficit de 139 bilhões de reais. Até maio, o rombo nas contas acumulado em 2017 era de 34,984 bilhões de reais, o pior resultado histórico para os cinco primeiros meses do ano.

Veja também

O discurso do Planalto, quando anunciar o aumento dos tributos, será de que vai trabalhar até o fim do ano para liberar o forte contingenciamento. Uma edição extraordinária do Diário Oficial da União (DOU) com a alta dos tributos deve ser publicada ainda nesta quinta-feira.

(Com Estadão Conteúdo)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Alessandro Martins da Fonseca

    Gostaria de saber onde estão os patos amarelos da Fiesp da campanha contra o aumento de impostos na época da presidAnta Dilma? Essa lástima de governo corrupto do PMDB, vice do PT, quer aumentar impostos enquanto paga parlamentares para evitar a investigação do Temer?

    Curtir

  2. Eles roubam e nós pagamos a conta.

    Curtir

  3. luiz alberto dirschnabel

    Estes 11 bilhões que o poção irá pagar a mais de impostos são para cobrir os valores gastos para comprar os políticos corruptos e ladroes para manterem este presidente que não tem a confiança do povo eleitor Brasileiro, distribuiu dinheiro afundou mais o País e agora vem jogar nas costas do povo trabalhador. Fora Temer

    Curtir