Clique e assine a partir de 9,90/mês

Glencore e Xstrata acertam detalhes finais de união

Por Da Redação - 5 fev 2012, 14h18

Por Clara Ferreira-Marques e Victoria Howley

CIDADE DO CABO/LONDRES, 5 Fev (Reuters) – Os principais executivos da trading de commodities Glencore e da mineradora Xstrata acertavam os detalhes finais de uma aliança de 80 bilhões de dólares que pode ser anunciada no começo da terça-feira.

A Xstrata, na qual a Glencore já possui participação de 34 por cento, anunciou na semana passada que foi procurada pela maior trading de commodities do mundo e que estava em discussão sobre uma “fusão de iguais” envolvendo apenas ações, em um negócio que marcaria a maior união do setor desde a compra da Alcan pela Rio Tinto em 2007.

O negócio deve ser anunciado esta semana, possivelmente na terça-feira, quando a Xstrata divulgará seus resultados de 2011.

Uma fonte envolvida nas negociações descreveu o humor dos executivos nos bastidores durante o fim de semana como “construtivo”.

Os dois grupos, que retomaram negociações antes do Natal após diversas tentativas de fusão que não foram adiante, chegaram a um acordo preliminar sobre a estrutura de comando da companhia combinada, segundo fontes familiares ao assunto.

Continua após a publicidade
Publicidade