Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fluxo cambial em setembro é positivo em US$ 8,48 bilhões

Maior contribuição para o resultado positivo veio da conta de comércio exterior, que terminou o mês com saldo positivo de 8,75 bilhões de dólares

Setembro terminou com um fluxo cambial positivo de 8,484 bilhões de dólares. De acordo com dados divulgados nesta quarta-feira pelo Banco Central (BC), com o resultado do mês passado, o acumulado do ano até setembro totaliza um ingresso liquido de 68,298 bilhões de dólares no país.

Segundo o BC, a maior contribuição para o resultado positivo de setembro veio da conta do comércio exterior, que terminou o mês com saldo positivo de 8,758 bilhões de dólares. O valor foi gerado pelas exportações de 26,228 bilhões de dólares, cifra mais que suficiente para cobrir todas as importações de 17,469 bilhões de dólares no mês.

Na conta financeira, o mês terminou com saldo negativo de 274 milhões de dólares. Nessa conta, são registradas operações para compra e venda de ações, títulos de renda fixa, remessa de lucros e dividendos, investimentos diretos e empréstimos, entre outras. De acordo com o BC, o mês passado registrou saídas de 26,304 bilhões de dólares por essa via – valor maior que o ingresso, que alcançou 26,030 bilhões de dólares.

No acumulado de janeiro a setembro, a conta comercial registra saldo positivo de 37,872 bilhões de dólares e o segmento financeiro tem entrada líquida de 30,425 bilhões de dólares.

(com Agência Estado)