Fim de uma era: o maior avião do mundo foi destruído pela Rússia
Antonov An-225, o 'Mriya', estava em um aeroporto próximo de Kiev que foi atacado por tropas russas; gigante cargueiro esteve por duas vezes no Brasil
O Antonov An-225 Mriya, conhecido como o maior avião do mundo, foi destruído por tropas russas, informou a agência estatal ucraniana Ukroboronprom. O gigante estava parado para manutenção no aeroporto de Gostomel, perto da capital Kiev, e foi destruído no último domingo.
Pousos e decolagens do gigante, que tinha seis motores, 84 metros de comprimentos e 88 metros de envergadura, eram considerados um evento pelos amantes de aviação de todo o mundo. O único modelo, produzido pela União Soviética, pertencia à Ucrânia e esteve no Brasil em duas ocasiões: em 2010 e 2016.
Na última visita ao Brasil, o Antonov An-225 foi carregado com um gerador de energia com 150 toneladas rumo a Santiago, no Chile, para solucionar um apagão em cidades chilenas. A aeronave tinha capacidade para 250 toneladas e era estratégica para o transporte de cargas pelo mundo, e um importante ativo para a economia ucraniana.
Pelo Twitter, a Ucrânia informou que vai reconstruir o avião. A restauração do avião, conhecido também como Mriya (sonho, em ucraniano) levará mais de 5 anos a um custo de mais de 3 bilhões de dólares. A Ukroboronprom disse em comunicado que visa cobrar a Rússia sobre o reparo do avião. “Os invasores destruíram o avião, mas não serão capazes de destruir nosso sonho comum”, disse Ukroboronprom. “Mriya definitivamente renascerá.”
The biggest plane in the world "Mriya" (The Dream) was destroyed by Russian occupants on an airfield near Kyiv. We will rebuild the plane. We will fulfill our dream of a strong, free, and democratic Ukraine. pic.twitter.com/Gy6DN8E1VR
— Ukraine / Україна (@Ukraine) February 27, 2022