Feirão de emprego reúne multidão desde a madrugada no Rio
Primeiro evento organizado pela prefeitura no ano reuniu cerca de 20 empresas, na sede do Bangu, que ofereciam quase 1.500 vagas
Um feirão de emprego promovido pela prefeitura do Rio de Janeiro nesta quarta-feira atraiu interessados desde a madrugada, formando fila que dobrava o quarteirão. O evento reuniu cerca de 20 empresas, que ofereciam quase 1.500 vagas na sede do Bangu Atlético Clube, zona oeste da cidade.
O feirão é o primeiro do tipo no ano e funcionou entre 9h e 12h. Foram distribuídas 3.000 senhas aos interessados. Os candidatos foram cadastrados em bancos de dados e, se houvesse alguma vaga compatível com o perfil, os mesmos eram encaminhados aos processos seletivos das empresas.
Os dados dos trabalhadores também eram usados para pesquisar vagas cadastradas no Sistema Nacional de Emprego (Sine). Quem não conseguiu entrar por falta de senha pôde deixar o currículo para ser cadastrado posteriormente, segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação.
Duas instituições ligadas ao mercado de trabalho também participaram do feirão. O Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) oferecia vagas de jovem aprendiz e estágio, enquanto o site de empregos Catho dava palestras e orientações sobre itens como comportamento em entrevistas e elaboração de currículos.
Apesar da alta procura, não houve registro de tumulto no local, segundo as informações da Polícia Militar do Rio de Janeiro. A taxa de desemprego na cidade do Rio de Janeiro era de 12,7% no fim de 2017, segundo os últimos dados de IBGE. No país, a média é de 11,8%.