ASSINE VEJA NEGÓCIOS

Fed eleva juros americanos em 0,25 ponto em reação à crise dos bancos

Conforme a expectativa do mercado, instituição opta por aumento menor do que o esperado anteriormente

Por Felipe Erlich Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 22 mar 2023, 15h38 - Publicado em 22 mar 2023, 15h34

O Federal Reserve (Fed, o banco central americano) elevou a taxa de juros do país em 0,25 ponto percentual na tarde desta quarta-feira, 22. Com isso, o intervalo das taxas saiu de 4,5% a 4,75% para 4,75% a 5% ao ano. Trata-se da nona vez consecutiva que o órgão eleva as taxas de juros, movimento iniciado em março de 2022, há um ano. Até a última semana, o mercado financeiro esperava por uma alta de 0,5 ponto nos juros, mas a crise bancária evidenciada por casos como os do Silicon Valley Bank e Signature Bank, que faliram subitamente, pressionou o Fed a ser menos duro em sua política. Antes do anúncio desta quarta, a expectativa do mercado já havia se alterado para uma elevação de 0,25 ponto percentual.

Além da elevação dos juros em si, chama a atenção a íntegra do comunicado em que o regulador americano justifica sua decisão. O Fed destaca que o sistema bancário dos Estados Unidos é “sólido e resiliente”, mas afirma que acontecimentos recentes devem resultar em condições de crédito mais apertadas, prejudicando a atividade econômica, o mercado de trabalho e a inflação. O banco complementa dizendo que os efeitos da crise vigente são “incertos”. Nota-se uma mudança de postura por parte da entidade, que não disse que os juros necessariamente serão elevados novamente no curto prazo, mas admitiu que ajustes futuros podem ocorrer.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ECONOMIZE ATÉ 65% OFF

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.