Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Ex-diretor de finanças do Anglo Irish Bank é preso

Por Da Redação 1 nov 2011, 11h08

Dublin, 1 nov (EFE).- O ex-diretor de finanças do Anglo Irish Bank William Mcateer foi detido nesta terça-feira pela Polícia irlandesa por supostos delitos de fraude, segundo a emissora de rádio e televisão irlandesa ‘RTE’.

Um porta-voz da polícia informou que um homem de aproximadamente 60 anos foi detido na manhã desta terça (horário local) por agentes do Departamento de Investigação de Fraude, que o transferiram para uma delegacia de Irishtown, em Dublin, para ser interrogado.

Esta é a segunda vez, diz a ‘RTE’, que Mcateer é detido em investigações sobre as irregularidades cometidas nesta entidade financeira, considerada uma das principais culpadas pela explosão da bolha imobiliária no país em 2008.

Durante o ‘boom’ da construção na Irlanda, o Anglo Irish Bank se tornou o credor preferido deste setor por sua facilidade de conceder créditos de alto risco, o que gerou dívidas multimilionárias após esse período.

Desde sua nacionalização em 2009, o Estado investiu quase 30 bilhões de euros em seu resgate, embora alguns analistas estipulem o número final em 34 bilhões bilhões.

Como parte da reestruturação do sistema bancário irlandês, o Governo de Dublin fundiu o Anglo Irish Bank e o Irish Nationwide, e ambos já estão em processo de fechamento definitivo. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade