Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Europa precisa de mais crescimento, diz Merkel

Em entrevista coletiva, a chanceler defendeu novas reformas para estimular a economia da zona do euro, como mudanças no mercado de trabalho

Depois de progredir no fortalecimento dos controles orçamentários e na redução dos níveis de dívida, a Europa precisa tomar medidas para impulsionar o crescimento econômico, afirmou a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, em uma entrevista coletiva para vários jornais europeus nesta quarta-feira. “A Europa precisa de mais crescimento e empregos”, disse Merkel.

Na entrevista, Merkel descartou pacotes de estímulo custosos, mas disse que existem recursos da União Europeia para desenvolvimento econômico que poderiam ser usados de uma melhor forma. “Estou pensando sobre a ajuda a pequenas empresas e os fundos para pesquisas e para jovens”, disse.

Merkel também defendeu novas reformas estruturais que possam estimular a economia, como mudanças nos mercados de trabalho. “Na Espanha, por exemplo, 40% dos jovens estão desempregados, o que é resultado da legislação, entre outros fatores”, afirmou a chanceler. Merkel também destacou que o continente europeu precisa se fortalecer diante da concorrência global.

Novo pacto fiscal – Os líderes europeus vão se reunir no dia 30 deste mês, quando pretendem finalizar um novo pacto fiscal com o objetivo solucionar os excessos de gastos orçamentários e a rápida acumulação de dívida que provocaram a atual crise da zona do euro. Contudo, preocupados com os sinais de uma nova desaceleração da economia da UE, os líderes estão elevando a pressão para que sejam propostas novas estratégias de crescimento.

(Com Agência Estado)