EUA punem empresas navais chinesas por comércio com Coreia do Norte
O Departamento do Tesouro americano acusa as companhias de fomentarem comércio ilícito com Pyongyang
Os Estados Unidos anunciaram, nesta quinta-feira 21, sanções a duas empresas chinesas de navegação e sua frota de 12 navios por ajudarem a Coreia do Norte a burlar as sanções impostas a Pyongyang ao comercializarem com o regime.
“O Departamento do Tesouro continuará impondo as nossas sanções e estamos deixando explicitamente claro que as companhias de navegação que recorrerem a táticas enganosas para mascarar o comércio ilícito com a Coreia do Norte se arriscam”, declarou o secretário do Departamento do Tesouro, Steven Mnuchin, em comunicado.
As duas empresas apontadas pelas autoridades americanas são Dalian Haibo International Freight Co. Ltd. (Dalian Haibo) e Liaoning Danxing International Forwarding Co. Ltd. (Liaoning Danxing), que, segundo Washington, têm sede na China.
O governo do presidente Donald Trump justificou a decisão nas sanções adotadas pelas Nações Unidas em setembro de 2018, cujo propósito era afogar economicamente a Coreia do Norte por seu programa nuclear mediante a adoção de sanções às importações de petróleo e derivados.
“Os EUA e nossos parceiros continuamos comprometidos com o objetivo de conseguir a desnuclearização completa e verificável da Coreia do Norte e acreditamos que a imposição plena das sanções do Conselho de Segurança da ONU é crucial para um resultado bem-sucedido”, argumentou Mnuchin.
O assessor de segurança nacional da Casa Branca, John Bolton, afirmou no Twitter que “todo o mundo” deve considerar estas sanções.
“Grandes sanções do Tesouro hoje; a indústria marítima deve fazer mais para acabar com as práticas navais ilegais da Coreia do Norte. Todos devem tomar nota e revisar suas próprias ações para se certificarem de que não estão envolvidos na evasão de sanções à Coreia do Norte”, escreveu Bolton.
Como consequência das medidas anunciadas nesta quinta-feira, estão congelados os ativos que as duas empresas possam ter sob jurisdição dos EUA e os cidadãos e empresas americanos estão proibidos de realizar qualquer tipo de transação financeira com elas.
(Com EFE)
MPF denuncia caminhoneiros que bloquearam principal rodovia do país para pedir golpe
Regina Duarte derruba audiência da Globo com reprise de ‘Rainha da Sucata’
O que diz a primeira pesquisa presidencial após a prisão de Bolsonaro
Reação do governo Trump à prisão de Bolsonaro acende alerta no mercado
A reação de Damares à ordem para Bolsonaro cumprir a pena na sede da PF







