Empresas têm até quarta para pagar 2ª parcela do 13º salário
O valor da segunda parcela é menor do que o da primeira, pois ela sofre desconto de INSS e IR
Os empregadores têm até quarta-feira (20) para pagar a segunda parcela do 13º salário. O valor da segunda parcela é menor do que o da primeira. Sobre ela são descontados INSS, Imposto de Renda e pensão alimentícia, se houver.
Têm direito ao 13º salário todos que têm carteira assinada, como trabalhador doméstico, urbano, rural e avulso. Para ter direito ao pagamento é preciso ter trabalhado ao menos 15 dias com carteira assinada.
Segundo cálculos do pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o pagamento do 13º salário vai injetar cerca de 200 bilhões de reais na economia. O dinheiro vai para o bolso de cerca de 83,3 milhões de brasileiros, que receberão um rendimento médio de 2.251 reais.
Pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças Administração e Contabilidade (Anefac) mostra que a maioria (85%) dos consumidores deve usar o 13º salário para pagar dívidas. Esse porcentual representa um aumento de 4,94% em relação a 2016.
Por outro lado, caiu em 33% a fatia dos que pretendem guardar o dinheiro para as despesas de começo do ano. Para Miguel de Oliveira, coordenador da pesquisa, esse movimento reflete o maior endividamento das famílias, reduzindo a quantia que sobra para aplicações financeiras.