Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Draghi destaca avanços da zona do euro com reformas estruturais

O presidente do BCE afirmou que os avanços dos países nos ajustes fiscais e nas reformas estruturais modificaram o cenário na região

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, declarou nesta sexta-feira durante o Fórum Social Mundial, em Davos que as reformas estruturais realizadas na zona do euro geraram avanços significativos. “O nível de progresso é excelente. Os avanços dos países da região no ajuste fiscal e na implementação de reformas estruturais são incríveis”, afirmou.

Em seu discurso, Draghi disse que se a situação atual for comparada com há de cinco meses atrás, a Europa é “outro mundo” e alertou para o fato de que uma união fiscal não pode significar que países paguem para outros gastarem como quiserem. O presidente do BCE também expressou sua confiança de que a próxima cúpula europeia, a ser realizada em 30 de janeiro, avance nessa questão.

Draghi afirmou ainda que a instituição evitou uma crise de crédito com a injeção de liquidez a três anos, realizada em dezembro de 2011. Além disso, o presidente do BCE considerou necessário que se produza uma reativação do mercado interbancário e que as entidades financeiras voltem a negociar entre eles, ao invés de comparecer ao Banco Central.

(com agência EFE)