Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Dona da Vans, Kipling e Timberland suspende compra de couro brasileiro

VF Corporation diz que não comprará o produto até que 'haja a segurança de que os materiais usados não contribuam para o dano ambiental'

Por da Redação
Atualizado em 4 jun 2024, 15h56 - Publicado em 29 ago 2019, 16h37

A VF Corporation, multinacional têxtil americana, dona das marcas Kipling, Vans, Timberland e The Nort Face, informou que irá suspender a compra de couro e curtumes do Brasil “até que haja segurança de que os materiais usados nos produtos não contribuam para o dano ambiental no país”, em nota enviada a imprensa. A suspensão de importação ocorre em meio ao aumento de queimadas na Amazônia.

Horas antes, a suspensão da compra de couro pela companhia havia sido divulgada pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em uma carta ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, na quarta-feira. O documento mencionava “suspensão de compras de couros a partir do Brasil de alguns dos principais importadores mundiais”. Horas depois, a associação voltou atrás e disse que a suspensão da compra do couro não era confirmada, e sim um “indicativo”. 

Em nota, a VF informa que, desde 2017, busca aprimorar o abastecimento global de couro por meio de “estudos para garantir que os fornecedores de couro estejam de acordo com nossos requisitos de abastecimento responsável”. A empresa informa que por meio desse estudo não foi possível “assegurar satisfatoriamente que nossos volumes mínimos de couro comprados de produtores brasileiros sigam esse compromisso”.

“Sendo assim, a VF Corporation e suas marcas decidiram não continuar abastecendo diretamente com couro e curtume do Brasil nossos negócios internacionais até que haja a segurança de que os materiais usados em nossos produtos não contribuam para o dano ambiental no país”, acrescentou.

Continua após a publicidade

Na manhã desta quarta, antes da divulgação da suspensão da compra de couro pela VF, o presidente Jair Bolsonaro se manifestou sobre o assunto, dizendo que não havia nenhuma suspensão.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.