Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Dona da Louis Vuitton compra grife Tiffany por US$ 16,2 bi

LVMH busca impulsionar sua divisão de joias e relógios — a menor parte do grupo francês. De quebra, dá um salto em direção ao mercado chinês

Por Reuters Atualizado em 25 nov 2019, 13h36 - Publicado em 25 nov 2019, 12h51

A LVMH , proprietária da Louis Vuitton, fechou negócio para comprar a grife americana Tiffany por 16,2 bilhões de dólares em sua maior aquisição. A fabricante francesa de artigos de luxo aposta que pode restaurar o brilho da joalheria, fundada em Nova York, em 1837.

O acordo em dinheiro de 135 dólares por ação impulsionará o menor negócio da LVMH, a divisão de joias e relógios que já abriga Bulgari e Tag Heuer, e a ajudará a expandir em uma das seções de mais rápido crescimento da indústria. Marcas de moda e acessórios, incluindo Christian Dior, geram a maior parte dos ganhos na LVMH, administrada pelo homem mais rico da França, Bernard Arnault, embora o crescimento em joias tenha se destacado nos últimos anos.

Fachada de uma loja da marca francesa Louis Vuitton, em Pequim, na China: mercado de luxo em crise
Fachada de uma loja da marca francesa Louis Vuitton, em Pequim, na China; A dona, LVMH, pagou mais de 50% acima do preço original pela Tiffany (VCG/Getty Images)

“A aquisição da Tiffany fortalecerá a posição da LVMH em joalheria e aumentará ainda mais sua presença nos Estados Unidos”, disseram LVMH e Tiffany em comunicado conjunto. As ações da LVMH avançavam cerca de 1,8% nesta segunda-feira, 25, enquanto que as ações listadas da Tiffany, em Frankfurt, subiram 6,6%. O presidente-executivo da Tiffany, Alessandro Bogliolo, disse que a transação “fornecerá mais suporte, recursos e impulso”.

As empresas disseram que esperavam fechar o negócio em meados de 2020. A Tiffany afirmou no comunicado que seu conselho de administração recomendou que os acionistas aprovassem a transação com a LVMH. O preço de 135 dólares representa um prêmio de 7,5% sobre a cotação de fechamento da Tiffany na sexta-feira, 22, e é mais de 50% maior do que o preço das ações antes que o interesse da LVMH fosse conhecido.

Continua após a publicidade

Conhecida por sua embalagem azul no mesmo tom dos ovos das aves robin, a Tiffany é um dos nomes mais conhecidos na indústria de joias e apareceu no filme Breakfast at Tiffany’s (traduzido para Bonequinha de Luxo no Brasil), estrelado por Audrey Hepburn.

O namoro oficial da LVMH com a Tiffany durou cerca de cinco semanas depois de sua primeira abordagem com uma oferta de 120 dólares em meados de outubro, mas a empresa estava de olho na famosa marca há anos.

A marca, que tem mais de 300 lojas em todo o mundo e realizou quase metade de suas vendas em casa no ano passado, vem lutando para conquistar compradores mais jovens nos últimos anos e competir com rivais de menor preço, como a dinamarquesa Pandora e a conterrânea Signet Jewellers.

Continua após a publicidade
Tiffany China
A atriz chinesa Jing Tian, durante evento da marca de luxo; com a compra da Tiffany, a LVHM busca conseguir uma inserção maior na China (VCG/Getty Images)

Agora, também precisa enfrentar uma guerra comercial entre Washington e Pequim e mudar os padrões de gastos, à medida que os compradores chineses se retiram dos EUA e gastam mais em casa. “O valor da marca Tiffany e a força da imagem de sua icônica Blue Box de 1837 são mais valiosos do que os dados financeiros atuais sugerem”, disse o analista da Jefferies, Flavio Cereda. “A LVMH pode aproveitar isso para lançar um ‘ataque’ mais concentrado no mercado milenar asiático.”

Os consumidores chineses de 20 e 30 anos estão ajudando a impulsionar o crescimento na indústria de bens de luxo. O crescimento em joias superou o de outras empresas, como a moda em 2018, segundo a consultoria Bain & Co, que prevê vendas comparáveis ​​no mercado global de joias de 20 bilhões de dólares, que devem crescer 7% este ano. A aquisição posiciona a LVMH, o maior conglomerado de luxo do mundo, diretamente no território ocupado por seu rival Richemont, proprietário da Cartier.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.