Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Dólar sobe com IPCA e busca por proteção antes do Carnaval

Moeda abriu manhã em alta após divulgação da inflação oficial de janeiro; busca por segurança por parte dos investidores também foi determinante

O dólar à vista no balcão abriu em alta nesta sexta-feira, reagindo à inflação oficial elevada em janeiro e refletindo a busca por segurança por parte dos investidores antes do Carnaval, que interrompe os negócios no Brasil na segunda e na terça-feira da próxima semana.

O mercado também aguarda a divulgação de dados de emprego nos Estados Unidos, que devem atualizar as apostas de elevação dos juros pelo Federal Reserve este ano.

Às 12h20 horas, a moeda americana subia 0,10%, sendo vendido a 3,89 reais. A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 1,27% em janeiro, ante 0,96%. A taxa divulgada nesta sexta foi a mais alta para o mês desde 2003, quando ficou em 2,25%.

No exterior, o dólar oscilava perto da estabilidade ante o iene e o euro, com o investidor no aguardo pelo relatório oficial de emprego dos EUA (payroll). O objetivo é verificar o quanto a turbulência recente dos mercados mundiais tem impactado a economia norte-americana e, com isso, avaliar se o próximo movimento do Fed, em março, pode ser de manutenção ou de elevação dos juros.

Leia também:

Lucro da Toyota sobe 4,7% no 3º trimestre fiscal, a 627,9 bilhões de ienes

(Com Estadão Conteúdo)