Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Dia dos Namorados anima vendas no comércio varejista

Desaceleração da inflação, queda dos juros e uso de recursos do FGTS foram fatores que contribuíram para alta nas vendas, segundo pesquisa

Por Da redação
13 jun 2017, 18h17

Os consumidores gastaram mais para presentear o companheiro neste Dia dos Namorados. A alta foi de 2,6% em relação a 2016, segundo levantamento da Boa Vista SCPC. No ano passado, houve uma queda na compra dos presentes em 5,8%.

O resultado positivo é o primeiro em três anos. Outro dado, dessa vez da FecomercioSP, revela que o faturamento das vendas para o período também cresceu ante 2016: aumento de 1,9 bilhões de reais, totalizando 44 bilhões de reais.

Segundo a Boa Vista, o resultado indica uma recuperação do comércio neste ano. Outros fatores que colaboraram para a alta foram a desaceleração da inflação, queda dos juros e liberação dos recursos das contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

A FecomercioSP prevê que as vendas do comércio varejista cresçam 3% no mês de junho no Estado de São Paulo. O resultado deve ser impulsionado pelo Dia dos Namorados. Sondagem prévia mostrou que os consumidores estavam dispostos a gastar 10% a mais em presentes em relação à data em 2016.

Vendas parceladas

Mesmo com o índice positivo, pesquisa da SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) apontou queda no número de vendas parceladas em 9,61%, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Continua após a publicidade

Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, o resultado demonstra que a aguardada recuperação das vendas no varejo deverá ser, novamente, adiada. “Embora os juros estejam diminuindo e a inflação em patamar abaixo da meta, o comércio só deverá sentir os efeitos positivos do fim da recessão quando a recuperação econômica se refletir em aumento da renda e da empregabilidade, fato que ainda não aconteceu”, ponderou ela.

Ainda assim, especialistas do SPC Brasil e da CNDL afirmam que a queda menos intensa nas vendas em 2017 do que no ano passado (-15,23%) pode indicar um rumo melhor para o varejo nas próximas datas comemorativas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.