Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Desemprego e descontrole financeiro são os motivos da inadimplência

Entre os que se endividaram por descontrole do orçamento ou porque tiveram crédito fácil, 39% afirmaram que queriam aproveitar promoções

Por Redação
18 set 2018, 12h37

Pesquisa divulgada nesta terça-feira (18) pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostra que os principais motivos para a inadimplência são o desemprego (37%), a redução da renda (24%) e o descontrole financeiro (12%). Quase 63 milhões de pessoas no país atrasam o pagamento de dívidas — o número representa cerca de 41% da população adulta.

De acordo com o levantamento, seis em cada 10 brasileiros têm pouco conhecimento sobre a própria renda, mas muitos tomam atitudes impulsivas: para 40% é comum perder a noção do quanto gastam em uma balada ou jantar, por exemplo.

Entre os que se endividaram por descontrole do orçamento ou porque tiveram crédito fácil, 39% afirmam que quiseram aproveitar promoções, outros 14% dizem que costumam comprar mais do que necessário para se sentir bem quando estão ansiosos.

De acordo com os entrevistados, a ansiedade (21%) foi decisiva no momento em que contraíram a dívida. Outros 13% apontaram problemas no trabalho como o responsável pelo comportamento. O estado emocional abalado pela dificuldade financeira foi outro motivo apontado por 12% dos consumidores, enquanto 9% passavam por problemas no relacionamento familiar.

Ainda assim, seis em cada dez pessoas dizem não tentar mudar a atitude para sair da inadimplência (58%). Metade desses entrevistados alega que o problema não é tão grande.

A pesquisa da CNDL e SPC Brasil ouviu com 609 consumidores que têm contas em atraso há mais de 90 dias em todas as capitais do Brasil.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.