Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Desemprego: a hora do plano B

Já são 12 milhões os brasileiros sem emprego. Com a demora da retomada na economia, a saída para muitos é se arriscar em novas áreas

Por Bianca Alvarenga Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 10 dez 2018, 09h29 - Publicado em 4 fev 2017, 11h52

José Donizete de Matos, de 48 anos, trabalhou por mais de duas décadas no setor de segurança privada. Em 2014, quando ocupava um cargo de supervisor, foi demitido. A empresa em que trabalhava foi envolvida no escândalo da operação da Lava-Jato e decretou falência. A derrocada no orçamento familiar empurrou Donizete para o setor informal. Por um tempo, encontrava apenas “bicos”. Foi então que decidiu arriscar. Fez um empréstimo com um parente e abriu uma cafeteria, cuja especialidade é a venda de bolos. O negócio, na zona norte de São Paulo, prosperou e a mulher dele, que era policial militar, deixou a carreira pública para ajudar o marido na loja.

É possível que a recessão na economia brasileira tenha chegado ao fim, mas a retomada será vagarosa. O desemprego permanecerá elevado até que os empresários percebam que a recuperação é para valer e voltem a contratar. O Brasil corre o risco de perder boa parte do avanço da última década no mercado formal de trabalho. Encontrar uma oportunidade é especialmente difícil para duas categorias: os que têm pouca experiência na área e os mais velhos, que atuam em áreas ultrapassadas pela tecnologia. Para os desempregados experientes, um caminho comum é abrir um negócio próprio, como Donizete, ou prestar serviços de consultoria. O ano pode não inspirar entusiasmo, mas, diante do calamitoso 2016, mal se pode esperar a hora de ele começar de verdade.

https://www.youtube.com/watch?v=sooutzBFo70

Com reportagem de Giovanni Magliano

Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.