Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Depois do FED, Banco Central Europeu volta a subir juros

Autoridade monetária da zona do euro sinaliza que ciclo contracionista deve continuar por causa da pressão inflacionária

Por Larissa Quintino Atualizado em 4 Maio 2023, 21h01 - Publicado em 4 Maio 2023, 15h02

A pressão inflacionária é uma realidade em economias do mundo todo. Um dia após os Estados Unidos elevarem os juros em 0,25 ponto percentual, e o Brasil manter sua taxa, foi a vez do Banco Central Europeu continuar o ciclo contracionista. O BCE elevou a taxa em 25 pontos-base, em linha com a expectativa do mercado, além de sinalizar que o período de aperto ainda não chegou ao fim.

O banco central dos países da zona do euro  elevou os juros até agora em um total de 375 pontos-base desde julho passado, seu ritmo mais rápido de aperto. Mas deixou claro que novos movimentos ainda são prováveis devido às crescentes pressões salariais e de preços. “Não estamos pausando – isso está muito claro”, disse a presidente do BCE, Christine Lagarde, em entrevista à imprensa. “Sabemos que temos mais terreno a cobrir.”

De acordo com a chefe do BC europeu, há riscos altistas para inflação, como recentes acordos salariais e de altas margens de lucro corporativo. Lagarde destacou que o comunicado por escrito do banco fez referência a “decisões de política monetária” futuras, no plural, possivelmente sugerindo mais de um aperto.

Ritmo menor

Apesar de sinalizar uma continuidade do ciclo contracionista, a decisão do BCE, que representa uma desaceleração após três aumentos consecutivos de 0,5 ponto, ocorre dias após a divulgação de dados que mostraram a maior queda na demanda por empréstimos em mais de uma década, uma das consequências dos juros mais altos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.