Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

De olho no futuro, Airbus apresenta modelo de avião com asas integradas

Protótipo Maveric tem fuselagem integrada e não conta com janelas; segundo empresa, modelo consome 20% a menos de combustíveis

Por da Redação
Atualizado em 18 fev 2020, 11h13 - Publicado em 18 fev 2020, 10h32

Enquanto a Boeing segue tentando resolver seus problemas com o Max 737 e amargando prejuízos, a Airbus aposta em um avião que parece ter saído de um filme de ficção. O protótipo batizado de Maveric, apresentado na Singapore Air Show 2020, substitui o tradicional tubo com asas pela fuselagem integrada. A aeronave, no estilo ‘Star Wars’ não tem janelas e o corpo é uma gigantesca asa.

Segundo a fabricante europeia, o design tecnológico deve reduzir em até  20% o consumo de combustível, além de ter a cabine mais espaçosa, melhorando a experiência do passageiro que viaja por longas distâncias.

A Airbus classifica o protótipo como radical e afirma que, inicialmente, alguns engenheiros da empresa não acreditaram da inovação e viam o projeto apenas como um hobby. “Tivemos que provar que estavam errados, mostrando que poderíamos fornecer uma base muito sólida para futuras configurações de aeronaves”, disse Adrien Bérad, co-diretor do projeto.

O Maveric tem dois metros de comprimento e três metros de largura e é considerado pela fabricante um demonstrador de aeronaves de controle remoto e em pequena escala. O protótipo teve testes realizados testes em túneis de vento para verificar a aerodinâmica, No primeiro semestre de 2020, o Maveric fará voos de demonstração ao redor do mundo, em uma jornada de avaliação da aceitação do público. Só após todos os testes é que a companhia deve desenvolver um plano para produção do modelo para a aviação comercial.

Disputa

Enquanto a Airbus pensa em passos para o futuro, a sua concorrente, Boeing, segue sem solução para o 737 MAX. Não há data para o modelo voltar a ser fabricado e os prejuízos estimados para a empresa são de ao menos 25 bilhões de dólares.  A aeronaves estão impedidas de voar em todo o mundo após dois acidentes que deixaram 346 mortos em 2019.

Continua após a publicidade

No Brasil, a Gol tinha planos de substituir quase metade da frota pelo novo modelo, mas conta com sete equipamentos parados porque a fabricante americana segue encontrando problemas nos softwares do avião, que pode causar falhas graves.

O problema é tão grande que a empresa não registrou nenhuma nova encomenda de avião em janeiro, fato que ocorre pela primeira vez para o mês desde 1962. Enquanto isso, a Airbus divulgou que recebeu em janeiro o maior número de pedidos de aeronaves em 15 anos: ao todo, foram encomendados 274 aviões. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.